Syngenta fecha sua participação na Tecnoshow com proposta de soluções integradas
As discussões do “Seminário Internacional Comunicação para o Desenvolvimento” serão iniciadas nesta segunda-feira (18), quando especialistas de quatro países vão debater em Pelotas/RS – 250 km ao sul da capital Porto Alegre – as limitações e as potencialidades da comunicação na área rural.
Grandes nomes do setor no continente estarão presentes na sede da Embrapa Clima Temperado, organizadora do evento. A palestra de abertura, por exemplo, será feira por uma das maiores autoridades da área de comunicação e desenvolvimento, o professor paraguaio Juan Diaz Bordenave, criador do primeiro logotipo da Embrapa.
"Os comunicadores para o desenvolvimento não podem fechar os olhos para a realidade em que vivemos e a urgência de sua transformação. Passou o tempo em que acreditávamos que nossa missão exclusiva era apoiar aos projetos de desenvolvimento com mensagens informativas e persuasivas”, instiga Bordenave, em entrevista concedida por telefone.
“Hoje não podemos nos restringir. Temos que aceitar o fato de que o desenvolvimento é um processo de transformação integral, que inclui transformações políticas, econômicas, sociais, técnicas e culturais", complementa o especialista.
Agenda
Especialistas do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai vão participar dos debates. A primeira atividade está agendada para as 9h de segunda-feira. Os Desafios contemporâneos em comunicação para o desenvolvimento serão abordados. Restrito, o Seminário contará com cerca de cem participantes.
“A comunicação para o desenvolvimento é um dos pontos estratégicos nas instituições que lidam diretamente com o conhecimento. Na área rural, a visão do desenvolvimento é ainda mais crucial para os processos de integração e intercâmbio entre a sociedade e os agentes públicos”, avalia Antônio Heberle, coordenador do Seminário Internacional.
Bruno Zamora Teoro
Embrapa Clima Temperado
(53) 3275-8211
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura