Manejo da cultivar BRS Estribo de capim-sudão serão um dos tema do Dia de Campo da Embrapa Trigo
Especialistas estrangeiros e brasileiros vão debater em São Paulo os rumos dos biocombustíveis no Brasil e no mundo em um seminário internacional que reunirá empresários, governo e organizações não-governamentais e contará com organismos de peso, como a IEA (Agência Internacional de Energia), o Departamento de Agricultura dos EUA e a agência ambiental norte-americana.
O fato de o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e o WPC (Conselho Mundial do Petróleo) terem decidido promover aqui, nos dias 17 e 18 de março, o Seminário Internacional de Biocombustíveis é um indicativo da importância do etanol na agenda econômica e dos desafios energéticos que o Brasil tem pela frente. Os biocombustíveis ocupam a terceira posição entre as energias renováveis no país, atrás da biomassa e hidrelétrica. O Brasil é também o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis, atrás apenas dos EUA. Os dados são do World Energy Outlook 2013, relatório produzido pela IEA (Agência Internacional de Energia), que participará do evento.
Para ter uma ideia do potencial do mercado brasileiro quando o assunto é biocombustível, 90% dos carros produzidos em nossas fronteiras possuem motor abastecido a etanol e gasolina. E cerca de 40% da frota circulante - 32 milhões - já roda com motores flex, segundo dados do Sindipeças.
A produção de biocombustíveis X alimentos, o etanol de segunda geração e a energia elétrica a partir do bagaço da cana serão outros temas em discussão no evento.
Pelo menos dez nomes internacionais, de países como Estados Unidos, Eslováquia, e Argentina, estarão no Seminário. Os principais empresários e especialistas do segmento de biocombustível no Brasil e no exterior também compõem as mesas de discussão.
Entre os especialistas estrangeiros que virão, estão:
- IEA (Agência Internacional de Energia) – Antoine Halff, chefe da Divisão de Indústria do Petróleo e Mercados
- Departamento de Agricultura dos EUA – Fahran Robb, Divisão de Análises de Políticas Globais
- Agência de Proteção Ambiental norte-americana - Christopher Godlove, Divisão de Mudanças Climáticas
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura