Seminário discute produção integrada

18.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

De 09 a 11 de setembro, o Ministério da Agricultura (MAPA), a Embrapa Semi-Árido e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) realizam em Petrolina/PE o XI Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas e o III Seminário sobre Sistema Agropecuário de Produção Integrada (SAPI).

Os eventos deverão reunir em Petrolina cerca de 300 profissionais envolvidos com a Produção Integrada em todo o Brasil. Atualmente o MAPA possui 56 projetos implantados que têm alterado de forma substancial os sistemas de produção na agricultura brasileira.

No início da sua implantação, o programa do Ministério abrangia apenas três culturas: maça - no Rio Grande do Sul - e manga e uva - no Vale do Submédio São Francisco. O aparecimento de bons resultados produtivos e ambientais fez o programa ganhar novas parcerias e avançar para abranger novas cadeias produtivas (abacaxi, amendoim, melão, café, leite bovino, pêssego, dentre outras). Atualmente, já são 500 as instituições públicas e privadas que integram o programa.

Dados do MAPA informam que a PI está implantada em quase 64 mil hectares, envolve 2.333 produtores e empresas que produzem mais de 1 milhão e 680 mil toneladas.

Informações - Na região de Juazeiro e Petrolina, os programas de produção integrada de manga e de uva estão instalados em cerca 7.600 ha e 5.085 ha, respectivamente. Eles têm a coordenação dos pesquisadores da Embrapa Semi-Árido, Paulo Roberto Coelho Lopes e José Eudes de Morais Oliveira.

Um dos principais resultados obtidos com a produção integrada tem sido a racionalização do uso de agrotóxicos nas propriedades. Nos pomares de uva manejados de acordo com as suas normas técnicas a redução do uso de inseticida chegou a 89%, 42% de fungicida e 100% no caso de herbicida. Em manga os dados também impressionam: 70%, 31% e 95% para os mesmos insumos, respectivamente.

Paulo Roberto, que coordena a realização dos eventos, explica que o objetivo que se tem com os dois seminários é ampliar a competitividade do setor agrícola do país, com produtos de alta qualidade.

Informações sobre XI Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas e o III Seminário sobre Sistema Agropecuário de Produção Integrada (SAPI) estão disponíveis na página eletrônica da Embrapa Semi-Árido:

.

Marcelino Ribeiro

Embrapa Semi-Árido

/ 87 3862 1711

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025