Seminário debate alternativas para a agroindústria familiar

22.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Tiago Bald

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), a Central de Abastecimento do RS (Ceasa) e a Emater/RS-Ascar promovem, na próxima segunda-feira (25), o Seminário Regional de Agroindústrias Familiares e Abastecimento, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. O evento, que conta com o apoio do Arranjo Produtivo Local (APL) - Agroindústrias Familiares do Vale do Rio Pardo, tem previsão de iniciar às 8h30, no CTG Tropeiros da Amizade, localizado na Rua Princesa Isabel, 357, bairro Senai.

Na ocasião, será apresentado diagnóstico das agroindústrias familiares da região. No encontro, aspectos como a governança regional, a elaboração de projetos, questões sanitárias, bem como o Programa de Regionalização do Abastecimento e Comercialização da Agricultura Familiar, também deverão ser debatidos.

Para o coordenador do Seminário, engenheiro agrônomo Mauro F. Stein, o evento tem especial significado por estabelecer debate entre agricultores, técnicos e representantes políticos da região a respeito das alternativas existentes para estruturar melhor esses setores. “O trabalho com as agroindústrias familiares e com as políticas públicas para o abastecimento da população oferecem possibilidades concretas de acesso aos mercados, promovendo a diversificação de atividades produtivas, o que é uma necessidade para a região fumageira do Vale do Rio Pardo”, salienta.

8h30 - Recepção e inscrições

9h - Abertura com entidades promotoras e autoridades

9h15 - Política Estadual da Agroindústria Familiar - Daca/SDR

10h - Diagnóstico das Agroindústrias Familiares da região - APL Agroindústrias - Vale do Rio Pardo

- Governança regional/Agroindústrias familiares - APL Agroindústrias -Vale do Rio Pardo

10h30 - Fluxo do programa/Elaboração de projetos - ATR - Emater/RS-Ascar

11h - Questões sanitária e ambiental dos projetos - SDR/Seapa/Sema/Emater/CRS

11h40 - Encaminhamentos

12h - Almoço

13h30 - Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar - Daca/SDR e Ceasa

14h30 - Programa de Regionalização do Abastecimento e Comercialização da Agricultura Familiar (Ceasa)

15h15 - Debates/Encaminhamentos

15h45 - Encerramento

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025