Emater/RS-Ascar descobre tomateiro com mais de três quilos em Sarandi/RS
Nesta sexta-feira (8), cerca de 50 produtores rurais participaram do Seminário da Agricultura Familiar, realizado no Salão Católico do município de Tunas/RS. Promovido pela Emater/RS-Ascar e prefeitura, o evento contou com a presença de autoridades do Executivo Municipal e representantes de entidades de classe. O encontro foi coordenado pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar local, Cláudio Cunha.
Na parte da manhã, o médico veterinário da equipe do Programa Leite Gaúcho, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivandré Merlin Jr, palestrou sobre o programa, destacando a necessidade de capacitar o produtor. De acordo com o veterinário, o objetivo do programa é aumentar a renda e a qualidade de vida dos agricultores gaúchos, já que o Rio Grande do Sul é o 2º maior produtor de leite do país. Em 2012, o programa atendeu, através de convênio entre a Emater/RS-Ascar e SDR, 10.686 famílias.
O produtor Gilson Alencar Teleken, presidente da Associação dos Produtores de Leite de Tunas, mora com a família em uma propriedade de 40 hectares. Teleken cultiva soja, fumo e milho e possui nove vacas leiteiras. “Eu tive acesso a cursos de capacitação e espero que os jovens produtores também possam se especializar para continuar com este trabalho. Além disso, acredito que o pequeno agricultor precisa que o seu produto seja mais valorizado” ressalta.
Na parte da tarde, ocorreu palestra sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ministrada pelo diretor do Departamento de Agricultura Familiar (DAF) da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), José Batista. Na sequência, a cultura do moranguinho foi o tema da palestra de Valmir Wegner, do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura