Emater/RS-Ascar descobre tomateiro com mais de três quilos em Sarandi/RS

08.02.2013 | 21:59 (UTC -3)
Marcela Buzatto

A equipe técnica da Emater/RS-Ascar de Sarandi/RS, em visita a propriedade do agricultor Lauro Finck, na linha Beira Campo, no dia 1º deste mês, encontrou uma produção diferenciada de tomates. Em meio a plantação, dois cachos florais colhidos pesaram mais de três quilos. O peso de apenas um dos tomates chegou a 585 gramas.

Participaram desta visita, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Luciano Schwerz e o técnico em agropecuária Evandro Schnell. Segundo Finck, o que resultou nessa produção incomum foi o baixo consumo de agrotóxicos na plantação. Outro fator decisivo, conforme o produtor, é a técnica de poda utilizada nos tomateiros. “Antes que a planta atinja o seu ápice de crescimento, é realizada a poda, com intenção de parar o crescimento em altura e, assim, realocar os nutrientes para os frutos”, explica o agrônomo Luciano. Essa técnica permite um aumento no tamanho dos frutos, além de melhorar o sabor e a textura, elevando o valor de comercialização do produto.

A diversidade de produção faz parte do trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar, através da assistência técnica. Situações como essa são atípicas, mas envolvem todo o processo de orientação sobre manejo e produção deste tipo de fruto, resultando em maior qualidade no plantio e, consequentemente, na geração de renda da família.

Divulgação Emater/RS-Ascar

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro