Rússia pode exportar trigo para o Brasil

08.02.2013 | 21:59 (UTC -3)
Vera Stumm

Um acordo sobre requisitos fitossanitários que possibilitará a importação de trigo da Rússia pelo Brasil será assinado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e pelo ministro da Agricultura da Federação Russa, Nikolay Fedorov, no dia 19 de fevereiro, em Brasília. Autoridades russas daquele país visitam o Brasil entre os dias 18 e 20 de fevereiro.

Segundo o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa, Cosam Coutinho, assim que firmado o acordo, as exportações de trigo da Rússia para o Brasil estarão liberadas. “Essa negociação entre os dois países já leva alguns anos e a abertura das importações para o comércio de trigo Russo pode suprir uma carência que o Brasil tem em relação ao produto”, explicou.

Coutinho também destaca que esse é um bom momento porque o Brasil zerou a alíquota de importação para trigo de qualquer procedência até 30 de agosto de 2013, em função do risco de desabastecimento do mercado brasileiro. A medida foi anunciada durante a última reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex), realizada no dia 05 de fevereiro.

Durante o encontro do Comitê Agrário Rússia/Brasil, no dia 18 de fevereiro, também será discutida a possibilidade dos dois países firmarem o protocolo sobre cooperação para o fornecimento de farelo de soja do Brasil para a Rússia. Esse protocolo também faz parte das rodadas de negociações entre os dois países e está em discussão de tratativas técnicas finais.

Arquivo Revista Cultivar

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro