Semeadura da soja no Brasil atinge 97,0% da área projetada para a safra 2021/22

Apesar de lento avanço semanal, plantio da oleaginosa no País segue como recorde absoluto para o período

14.12.2021 | 17:25 (UTC -3)
Túlio França

  Levantamento realizado pela Consultoria Datagro mostra que o plantio da safra 2021/22 de soja no Brasil apresentou lento avanço na semana encerrada em 10 de dezembro, tendo alcançado a média nacional de 97,0% da área esperada, 1,4 ponto percentual a mais ante a semana anterior.

Esse ritmo semanal ficou abaixo dos 3,5 p.p. em igual momento de 2020 e dos 3,4 p.p. da média dos últimos cinco anos. No entanto, o acumulado segue como recorde absoluto para o período e os trabalhos se encerrarão nos próximos dias. Na mesma data do ano passado, a semeadura no País havia atingido 96,6%; na média plurianual, 95,6%.

Grande parte da região produtora observou chuvas intercaladas com períodos de sol, favorecendo as lavouras já cultivadas, mas o andamento foi lento nos estados que ainda não fecharam os trabalhos: no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em função da escassez de umidade; na Bahia, Maranhão e Piauí, por conta do excesso de umidade. Entretanto, esse atraso para a finalização não se caracteriza como um problema maior nos estados citados, visto que os sojicultores têm até o final do mês para fazê-lo. A preocupação segue maior com as chuvas escassas na região Sul, que já vai acumulando perda de potencial produtivo – em alguns casos, perdas irreversíveis.

Nas demais regiões do Brasil, o quadro de umidade se mantém satisfatório, com precipitações regulares. Em alguns pontos até excessivas, mas que ainda não se transformaram em perdas significativas.

Para dezembro, a previsão é de chuvas abaixo da média apenas para a região Sul, mas devendo se normalizar em janeiro. “A previsão é de um episódio de chuvas até interessante ocorrendo nesta semana em boa parte dessa região mais seca, trazendo alento aos produtores”, diz Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da Datagro.  

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024