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A ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café promove até sexta-feira (11/09), em Santiago, no Chile, a primeira Semana do Café Gourmet do Brasil.
Durante esses período, sob o tema “Sabor e Saber”, estão sendo promovidas degustações de cafés de diversas regiões e harmonização de culinária, vinho e café, além de seminários e cursos básicos e avançados de baristas, com aulas de latte art e preparo de expressos.
O evento, inédito, integra as ações do PSI – Projeto Setorial Integrado de Promoção à Exportação de Cafés Industrializados, realizado pela ABIC em parceria com a Apex-Brasil, e conta com o apoio da Achiga – Associação Chilena de Gastronomia. “Todas as 320 vagas oferecidas nas diversas atividades foram preenchidas e ainda tivemos 30 profissionais na fila de espera”, comemora Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC e gerente comercial do PSI.
O objetivo é ampliar o conhecimento sobre os Cafés do Brasil junto aos importadores, distribuidores, donos de cafeterias, baristas, chefs de cozinha, donos de restaurantes e alunos de escolas de hotelaria e gastronomia. O Chile é um dos mercados focados pelo PSI – Café, pois o país já compra cafés do Brasil (cerca de US$ 400 milhões por ano), mas praticamente só solúvel. A proposta é exatamente incentivar a demanda de café gourmet em grãos torrados ou torrado e moído, a partir da promoção do produto brasileiro junto à alta gastronomia chilena.
Rodada de Negócios
Todas as atividades estão sendo realizadas no INACAP – Instituto Profissional – Centro de Formação Técnica, da Universidade Tecnológica do Chile, em Santiago. Os instrutores são o consultor Ensei Neto, responsável pelas degustações de café, e os baristas Cleia Junqueira e Bruno Ferreira, integrantes da Equipe de Baristas Cafés do Brasil.
As harmonizações de culinária, vinho e café, chamadas de trilogia perfeita por combinar a rica cozinha e a alta qualidade dos vinhos chilenos com os cafés gourmet brasileiros, contou com a participação do chef Francisco Mandiola e do sommelier Pascual Ibañez, além de Ensei Neto. Nas duas harmonizações, realizadas na segunda e terça-feira para grupos de 25 pessoas, foram servidos seis pratos, de ouriço a caviar de café com cordeiro, os vinhos Pinot Noir, do Vale de Casablanca, e Shiraz, do Vale de Maule, e um café do Chapadão de Ferro, uma região vulcânica do Cerrado mineiro.
A grande diferença desta ‘Trilogia Perfeita’ foi o café ter sido degustado ao longo da refeição, e não apenas depois. “A bebida, de morna para fria, foi tomada enquanto se apreciava o prato e o vinho. O café compõe muito bem, aflorando o sabor de todos os ingredientes”, diz Herszkowicz. “Tudo combinou de forma surpreendente, o que serviu para elevar muito o status do café gourmet do Brasil”.
Tanto nas degustações quanto nos cursos de Barista, Latte Art e Expresso estão sendo utilizados, em sistema de rodizio, os cafés Toko, Floresta, Cruzeiro (da Cia. Iguaçu), Melitta, Camocin e Marques de Paiva (marca Café Bom Dia). Além disso, a ABIC mantém um serviço permanente de café aberto a todos os participantes.
Durante esta semana estão sendo promovidas também rodadas de negócios entre os empresários brasileiros e chilenos. Com todas essas ações via PSI-Café, a ABIC projeta exportações para aquele mercado no valor de US$ 1 milhão este ano e de US$ 3 milhões em 2010.
Fonte: Tempo de Comunicação – (11) 3868-4037
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