No semiárido, uso de fertilizantes sólidos pode reduzir mortalidade de mudas em até 40%
Nova tecnologia, que une minerais e matéria orgânica, facilita absorção de nutrientes pela planta
Tradicional evento arrozeiro do Rio Grande do Sul promovido pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete, a Semana Arrozeira chega a sua décima edição e ocorre de 28 de maio a 3 de junho. Com o tema "Cadeia Produtiva: Entraves e Oportunidades", este ano a proposta é discutir alternativas para os problemas que são enfrentados pelo setor orizícola e buscar soluções para que os produtores consigam minimizar os gargalos vividos pelos arrozeiros, especialmente pelo cenário político e econômico em que se encontra o país.
Entre os temas que serão discutidos na programação urbana, que ocorrerá no CTG Aconchego dos Caranchos, estão as Políticas Públicas para o Agronegócio e Setor Arrozeiro, Comercialização, Exportação, Logística, Nova Matriz Energética Sustentável para a Lavoura Arrozeira e Novos Horizontes para o Consumo do Arroz. Segundo a presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Fátima Marchezan, será uma semana de debates focados em alguns gargalos que existem atualmente na cadeia produtiva orizícola como os elevados custos com energia elétrica e a pouca diversificação e fomento aos usos alternativos do grão. "Queremos apresentar análises gabaritadas e também algumas alternativas viáveis e concretas para esses gargalos, como a simulação de investimentos em energia alternativas em uma propriedade rural e o lançamento da cerveja artesanal a base de arroz", salienta.
Tradicionalmente, também é realizada a programação rural, que neste ano será em quatro localidades de Alegrete: Mariano Pinto, Rincão de São Miguel, Conceição e Durasnal. Na oportunidade, os participantes contarão com palestras sobre Administração das Finanças Familiares, Saneamento e Reciclagem no Meio Rural, Empreendedorismo, além da continuidade do Projeto de Preservação de Nascentes. Também serão realizadas oficinas sobre Empoderamento Feminino, programa Saúde vai ao Campo e Identificação e Monitoramento de Pragas e Doenças em Lavouras de Arroz Irrigado.
Uma das novidades será a primeira Jornada Técnica Arrozeira, com parceria da Unipampa, Instituto Federal Farroupilha e Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Além disso, haverá uma rodada de negócios com as empresas participantes do evento. Como de costume, também estão na programação a entrega do Troféu Taipeiro, que homenageia nomes importantes para o setor arrozeiro, além de baile e escolha da Soberana do Arroz. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.semanaarrozeira.com.br.Texto: AgroEffective
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura