Sema apresenta sistema de cadastro de propriedades rurais na Fenagro

30.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

O público que esteve presente na última quinta-feira (29), sexto dia da 25ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), participou de um debate sobre o novo sistema de inscrições no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). Na Bahia, o sistema desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) está disponível, desde 19 de novembro deste ano, integrado ao Sistema Estadual de Informações Ambientais (Seia).

O Cefir é um instrumento de regularização dos imóveis rurais, monitoramento das Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal, de Servidão Florestal, de Servidão Ambiental e das florestas de produção, necessário à efetivação do controle e da fiscalização das atividades florestais. O cadastro online pode ser efetuado, através do endereço eletrônico

A assessora da diretoria de Regulação do Inema, Geni Urpia, explica que de acordo com o decreto nº 7.830/12, que dispõe sobre o sistema de Cadastro Ambiental Rural, todas as propriedades rurais devem ser regularizadas no prazo de um ano. ?Apresentar o novo sistema na Fenagro se caracteriza como uma oportunidade dos produtores conhecerem e tirar dúvidas sobre a ferramenta?, avaliou.

Segundo Geni, o novo sistema online garante uma maior agilidade para o proprietário na regularização de seu imóvel. ?Através de cadastramento único, no portal do Seia, é possível anexar eletronicamente toda a documentação necessária, e, a partir das informações fornecidas, poderemos monitorar com precisão a situação de preservação das reservas legais, por exemplo, e acompanhar a recuperação da vegetação nativa?, completou.

No estande da Sema, na Fenagro, as pessoas podem tirar dúvidas, receber informações sobre o novo Sistema de Cadastro de Propriedades Rurais (Cefir), conhecer o serviço oferecido pelo Sac Ambiental, localizado no Shopping Barra, e ainda obter mudas de espécies nativas.

O produtor Valdemir Gomes da Silva, do município de Camamu, localizado no sul da Bahia, diz que participa da feira com o intuito de adquirir conhecimento para aplicar nos 545 hectares de terra, que utiliza para plantação de produtos da agricultura familiar e árvores de espécies nativas. ?Sempre que posso, estou presente em eventos como este para recolher informações que são úteis ao homem do campo. No estande da Sema, o produtor adquiriu mudas da espécie Lôro e Sibiriruna, além de conhecer passo a passo do novo sistema de cadastro de propriedades rurais.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025