Engenheira agrônoma Ana Primavesi recebe homenagem na Assembleia Legislativa

29.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Nara Guimarães

A engenheira agrônoma Ana Primavesi será homenageada pelo parlamento paulista nesta sexta-feira (30), às 14 horas. O Ato Solene, idealizado pela deputada Ana do Carmo, conta com o apoio de deputados estaduais, professores, pesquisadores científicos e representantes de entidades, redes e movimentos sociais ligados a agricultura orgânica, agroecológica, natural e biodinâmica. Após o evento, está previsto o lançamento do plano de trabalho para a instalação da Frente Parlamentar com Mobilização Social e Técnica pela Agroecologia e Agricultura Orgânica no Estado de São Paulo.

De acordo com Yara Chagas de Carvalho, pesquisadora do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, que participou da organização da homenagem, este ato é o reconhecimento do movimento paulista de agricultura alternativa ao modelo da revolução verde proposto pela professora Ana Primavesi.

Ao comentar a importância do trabalho científico e seu papel de educadora, Yara ressalta o pioneirismo de Ana Primavesi que, partindo de uma questão fundamental e compreensível a todos: as especificidades dos ecossistemas brasileiros, estimulou cientistas, estudantes e agricultores a pensar e dialogar com a realidade da nossa natureza e não simplesmente importar modelos praticados no hemisfério norte, em climas temperados. “Seu exemplo de vida sempre priorizando transmitir o conhecimento aos jovens e aos agricultores familiares e fortalecer a unicidade do movimento faz dela um ícone do movimento nacional, reconhecido inclusive internacionalmente”, afirma a pesquisadora.

De acordo com Yara, “a homenagem à Dra Ana será também motivadora da criação da Frente Parlamentar, que o movimento paulista espera seja efetivamente plural e democrática, abrigando todas as correntes políticas presentes na Assembléia, em harmonia seus ensinamentos, na sua prática diária de vida. Todos acreditam que a Frente Parlamentar será um importante instrumento para o avanço e o fortalecimento da agroecologia no Estado se mantiver aceso seu exemplo como pessoa e como cientista”, complementa.

Autora de vários livros sobre Agroecologia e da Produção Orgânica, a Ana Maria Primavesi nasceu na Áustria em 1920. Diplomou-se pela Universidade Rural de Viena (BOKU) e fez doutorado em Nutrição Vegetal e Produtividade do Solo. Em 1949 transferiu-se para o Brasil, onde atuou como professora da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Ainda na UFSM, foi diretora do Laboratório de Química do Solo e fundou o Laboratório de Biologia do Solo.

Depois da aposentadoria, Ana Primavesi dedicou-se a administração de uma propriedade rural, em Itaí (SP), onde continuou seu trabalho de pesquisa e melhoria do solo, sua grande paixão. "O segredo da vida é o solo, porque do solo dependem as plantas, a água, o clima e nossa vida. Tudo está interligado. Não existe ser humano sadio se o solo não for sadio e as plantas bem nutridas", afirma ela.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro