Seis laboratórios do Cepa/UPF são acreditados pelo Inmetro

04.04.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Imprensa UPF
ptenesfrde

Empresas da área de alimentos que precisam analisar a qualidade da água ou que exportam trigo e farelo de soja a diferentes países e necessitam certificar os produtos de acordo com padrões internacionais podem buscar com segurança os serviços do Centro de Pesquisa em Alimentação da Universidade de Passo Fundo (Cepa/UPF). Desde o último dia 18 de março, seis laboratórios da instituição estão acreditados pelo Inmetro para a realização de 40 tipos de ensaios químicos e biológicos.

A acreditação é o reconhecimento formal de que laboratórios, organismos de certificação ou organismos de inspeção atendem a requisitos previamente definidos e demonstram ser competentes para realizar suas atividades com confiança. As atividades relacionadas à concessão e manutenção da acreditação seguem requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, sendo que para cada local são avaliados 450 requisitos, tanto relacionados à gestão quanto às questões técnicas.

Responsável por todo o encaminhamento da acreditação dos laboratórios do Cepa, a então gerente de qualidade Maria Tereza Friedrich lembra que o minucioso trabalho se iniciou há cerca de dois anos. Após elaborada a documentação, feitas as adequações e investimentos necessários, a equipe de avaliadores do Inmetro foi chamada e passou uma semana fazendo a visita in loco, verificando a aderência do sistema com a norma 17025 e buscando as evidências para a acreditação. Foram certificados os laboratórios de Físico-Química, de Microbiologia, de Microscopia, de Análise Sensorial, de Cereais e de Cromatografia.

A adesão ao sistema é voluntária. “Ter laboratórios acreditados pelo Inmetro é importante para garantir que temos qualidade nos serviços que prestamos”, explica a professora Maria Tereza. De acordo com ela, além da excelência na prestação de serviços, a atuação em laboratórios certificados qualifica a formação dos acadêmicos envolvidos na realização dos ensaios, que compreendem água e produtos como trigo, rações, matérias-primas, grãos e sementes, açúcares e leite A conquista somente foi possível pelo trabalho coletivo realizado e apoio da instituição.

Para o coordenador do Cepa Jorge Schulz, desde a sua criação, há 28 anos, o Centro tem crescido e buscado a qualidade. “Entretanto, foi nos últimos 10 anos, com a implementação da política de qualidade, que o grupo de trabalho se fortaleceu. Novas frentes de trabalho têm sido criados e tanto a Universidade como os Institutos e Faculdades que fazem parte do Cepa, bem como, a gerência da qualidade e todos os colaboradores, estão de parabéns”, enfatiza.

De acordo com a atual gerente de qualidade do Cepa, Isabel Cristina Cisco, o trabalho agora ocorre no sentido da manutenção da certificação e ampliação para outros tipos de ensaios. Qualquer pessoa ou empresa pode demandar os serviços, que já são prestados tanto para organizações do Rio Grande do Sul, quanto de outros estados do país. Mais informações sobre os laboratórios do Cepa podem ser obtidas pelo site

.

Confira no link abaixo o escopo de acreditação do laboratório e as diferentes possibilidades de análises que podem ser realizadas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025