Seguros agrícolas de uva e de outras cinco frutas serão avaliados pelo Mapa

Videoconferência do Monitor do Seguro Rural será realizada no dia 30 de outubro, dedicada aos seguros agrícolas das frutas de uva, abacaxi, melancia, pera e mamão

22.10.2020 | 20:59 (UTC -3)
Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizará no dia 30 de outubro, às 15h, uma videoconferência do projeto Monitor do Seguro Rural, dedicada aos seguros agrícolas das frutas de uva, abacaxi, melancia, pera e mamão. O objetivo é avaliar os produtos e serviços ofertados pelas seguradoras e propor aperfeiçoamentos nos seguros agrícolas dessas atividades.

Para participar da videoconferência, basta acessar o seguinte link da plataforma TEAMS na data e horário agendados (disponível aqui). 

O trabalho é coordenado pelo Departamento de Gestão de Riscos do Mapa e terá a participação de produtores com o apoio das entidades representativas do setor, cooperativas, associações, revendas de insumos, companhias seguradoras, empresas resseguradoras, corretores, peritos e instituições financeiras.  

O seguro agrícola de uva é ofertado por seis companhias de seguro habilitadas no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) em praticamente todas as regiões produtoras, variando as seguradoras ofertantes conforme a região. O destaque entre os estados é o Rio Grande do Sul, com 83% das apólices contratadas, seguido de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Em 2019, foram contratadas quase nove mil apólices em uma área de 50 mil hectares, números que podem se repetir em 2020. Já as frutas como abacaxi, melancia, pera e mamão têm contratação incipiente de seguro agrícola, que cobre em torno de 2 mil hectares no país. 

Monitor do Seguro Rural

O projeto já avaliou diversas modalidades de seguros rurais desde julho desse ano e estão previstas outras videoconferências ainda em 2020 e em 2021. Os seguros de frutas de maçã, caqui, laranja, nectarina, maracujá, ameixa, pêssego e tangerina já foram avaliados em 2020. As gravações e apresentações das edições anteriores do Monitor de Seguro Rural podem ser acessadas aqui

O cronograma de eventos por videoconferência do Monitor, que começou em julho deste ano e se estende até final de 2022, tem a finalidade de identificar e propor melhorias nos serviços de seguro para mais de 60 atividades de grãos, frutas, olerícolas, pecuária, florestas, aquícola, café e outras culturas. O monitor é uma oportunidade para os produtores e as cooperativas, com as entidades representativas, construírem soluções em conjunto com as seguradoras e o apoio do Mapa.

Mais informações sobre o Monitor podem ser obtidas pelo e-mail: seguro@agricultura.gov.br

Contratação

O produtor que tiver interesse em contratar o seguro rural deve procurar um corretor ou uma instituição financeira que comercialize apólice de seguro rural. Atualmente, 14 seguradoras estão habilitadas para operar no PSR. O seguro rural é destinado aos produtores pessoa física ou jurídica, independente de acesso ao crédito rural. 

A subvenção econômica concedida pelo Ministério da Agricultura pode ser pleiteada por qualquer pessoa física ou jurídica que cultive ou produza espécies contempladas pelo Programa. Para os grãos em geral, o percentual de subvenção ao prêmio pode variar entre 20% e 40%, a depender da cultura e tipo de cobertura contratada. No caso das frutas, olerícolas, cana-de-açúcar e demais modalidades (florestas, pecuário e aquícola) o percentual de subvenção ao prêmio será fixo em 40%. 

Soja, milho verão, banana, maçã e uva no Pronaf

Para produtores que estão contratando crédito de custeio nas instituições financeiras e são enquadrados no Pronaf, entre julho e outubro, há um projeto-piloto com recursos de R$ 50 milhões do PSR de estímulo a contratação do seguro agrícola de soja e milho verão (subvenção de 55% do prêmio) e para banana, maçã e uva (subvenção de 60% do prêmio).

Norte e Nordeste

Para produtores das regiões Norte e Nordeste de grãos, o PSR destinará R$ 50 milhões exclusivos para essas regiões.  

Grupo de Whatsapp de Seguro Rural

Receba informações de seguro rural no seu whatsapp, entre no grupo acessando o link: https://chat.whatsapp.com/JbWAq9uTkov2wdDZzdEU0H

Aplicativo de Seguro Rural

Para mais informações sobre o PSR, faça o download do aplicativo. Basta acessar para Android e para IOS.   

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024