Argentinos vão comer menos carne até 2011
Segundo informações do presidente da Câmara Temática de Insumos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o mercado de insumos agropecuários deverá crescer no segundo semestre de 2009.
Duas categorias merecem destaque: os fertilizantes e os defensivos agrícolas.
O mercado de fertilizantes que, de acordo com dados da Associação Nacional para Difusão dos Adubos (ANDA), apresentou queda de 22,5% sobre o volume de vendas no primeiro semestre do ano, deverá se estabilizar e manter neste ano um volume igual ou próximo ao do ano passado.
No ano anterior, o volume de adubos entregues ao consumidor final chegou aos 22,5 milhões de toneladas e considerando que entre janeiro e julho desse ano as vendas foram de 10,8 milhões, é preciso que o comércio cresça pelo menos 11,7 milhões de toneladas.
Para o mercado de defensivos agrícolas, o crescimento das vendas já no primeiro semestre chegou a 1% em relação ao mesmo período do ano passado e espera que essa evolução continue.
Em 2008, o Brasil conseguiu atingir o primeiro lugar mundial no consumo de defensivos agrícolas, superando os Estado Unidos.
Alex Santos Lopes da Silva
Scot Consultoria
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura