SAE BRASIL debate tecnologias nas áreas de manufatura e logística, em Porto Alegre

06.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Maria do Socorro Diogo

A aplicação de tecnologia é cada vez mais obrigatória nas empresas que buscam competitividade, independente do mercado de atuação. Sistemas que integram e permitem controles precisos dos sistemas de produção são primordiais. Para discutir o assunto será realizado em Porto Alegre, no dia 20 de junho, o 1º Simpósio SAE BRASIL de Excelência em Manufatura e Logística, no Centro de Eventos da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre (av. Assis Brasil, 8.787).

Promovido pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL, o encontro é a fusão do antigo Simpósio de Excelência em Manufatura e Simpósio de Logística, ambos promovidos pela regional. De acordo com o diretor da seção, Daniel Zacher, a unificação ocorreu pela necessidade de discutir os dois assuntos em conjunto, já que dependem entre si.

Para o chairman de Logística, Carlos Panitz, é impossível uma empresa pensar na manufatura sem adequação com a operação de logística e vice-versa. “Queremos que essa seja uma oportunidade para mostrarmos a ligação dessas áreas. Vamos abordar a conexão entre elas”, comenta.

Ricardo Cassel, chairman de Manufatura, afirma que, também, o público estava sedento por um simpósio para discutir os dois assuntos em paralelo. “É importante que os profissionais dessas áreas conheçam os setores que estão ligados diretamente ao seu”, argumenta.

Tecnologia - Um dos objetivos do encontro é promover a discussão de como as ferramentas tecnológicas interferem no sucesso das empresas. Segundo Panitz, o debate será em torno do uso da tecnologia para alcançar a excelência operacional. "Tecnologia pode ser um habilitador de melhores práticas se bem aplicada. Sem ela não é possível gerenciar com eficiência ambientes cada vez mais complexos e dinâmicos em que as empresas estão inseridas", diz.

Programação – Especialistas apresentarão cases e exemplos de aplicação de tecnologia e processos, além de falarem sobre ações de incentivo para cadeia. Três painéis e duas palestras abordarão o uso da tecnologia, integração de manufatura e logística, InovarAuto e incentivos para a cadeia.

O simpósio está dividido em dois vieses: discussão da tecnologia com apresentação de práticas do mercado, dados e exemplos da academia; e os programas e incentivos do governo para modernizar a cadeia.

“Durante o painel que terá a participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e do Sindipeças, com certeza teremos importantes assuntos que serão discutidos”, complementa Cassel.

Premiação – Durante o simpósio será entregue o “Prêmio de Excelência em Manufatura” que homenageará uma personalidade importante da manufatura. O nome escolhido foi o engenheiro Paulo Regner, grande expoente da indústria gaúcha e brasileira e um dos fundadores da SAE BRASIL no Rio Grande do Sul.

O executivo possui mais de 50 anos de experiência profissional. Atuou na GKN, na Albarus DANA, Maxion Motores, FITOVET, SAE, CIERGS, FUNDATEC e Siderúrgica Riograndense. Foi professor da PUC/RS e UFRGS, membro do Comitê Técnico do IGEA, Lean Institute, Sobracon e diretor da Associação Brasileira de Metais e Materiais e Instituto de Inovação.

“Paulo Regner é um profissional muito importante para a indústria do nosso estado. Ele ajudou a profissionalizar o mercado, modernizar fábricas e diversos processos fabris. Por conta de toda sua história ele foi o escolhido a receber o Prêmio de Excelência em Manufatura”, diz Zacher.

Concurso – O simpósio também promove o Prêmio SAE BRASIL de Inovação em Logística, para valorizar os profissionais de logística e supply chain, por meio da premiação de cases que apresentaram melhores elementos de inovação na área. Diversas empresas inscreveram práticas inovadoras, aplicadas no dia a dia.

Foram selecionados cinco cases que participarão de uma votação on-line. O mais votado será premiado e apresentado no simpósio. “É uma grande satisfação para nós, da Seção Porto Alegre, promover um concurso como este que irá premiar práticas inovadoras e também, irá fomentar o mercado para que cada vez mais se busque a implantação de ideias que melhorem os processos e aprimorem a operação fabril”, finaliza Zacher.

Programação

9h10 – PAINEL TECNOLOGIA E FERRAMENTAS EM MANUFATURA

Participantes: Adriano Proença, professor de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Silvio Furtado, gerente de Vendas e Serviços da ZF do Brasil; Fernando Simão, gerente de Engenharia de Processos da ZF do Brasil; Hirton Browne Maia Filho, diretor industrial da Continental CIAG – Gravataí.

10h55 – Palestra: INTEGRAÇÃO MANUFATURA E LOGÍSTICA, com Marcelo Menezes, gerente de Logística da Renault do Brasil.

11h30 – Sessão de perguntas mediadas por José Roberto Silveira, diretor superintendente da DHB Componentes Automotivos.

12h15 - Entrega de Premiação Excelência em Manufatura 2013

13h50 – Palestra: INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA, com Pedro José de Oliveira Lopes, vice-presidente da NTC & Logística

14h15 - PAINEL TECNOLOGIA E FERRAMENTAS EM LOGÍSTICA

Participantes: Alexandre Tavares, gerente de Logística e Qualidade de Fornecedores da Navistar Mersosul; Henrique Machado, gerente de Logística para América Latina da AGCO.

Apresentação do “Case vencedor do Prêmio SAE BRASIL de Inovação em Logística”

15h20 – Sessão de perguntas mediada por Paulo Menzel, presidente da Intelog, presidente da Câmara Brasileira de Logística e Infraestrutura e vice-presidente e coordenador da divisão de infraestrutura e logística da Federasul.

16h30 - PAINEL INOVARAUTO E OUTROS PROGRAMAS DE INCENTIVO À CADEIA AUTOMOTIVA

Participantes: Bruno Jorge Soares, especialista da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Antônio Candido Calcagnotto, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA); Ivan de Pellegrin, diretor-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI); Luiz Carlos Mandelli, diretor-presidente da DHB, Conselheiro de Administração (Abipeças), Conselheiro Suplente do Mercopartes (Sindipeças).

17h30 – Sessão de perguntas mediadas por Valter Pieracciani, sócio-diretor e Fundador da Pieracciani - PIER

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro