Abóbora Takayama se destaca pela produtividade e é a preferida dos agricultores há 40 anos
No Brasil, o cultivo de abóbora japonesa se mantém estável ao longo dos anos.
Promovido pelo Centro de Pesquisas em Alimentos (Food Research Center - FORC), da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, o primeiro bloco de apresentações do simpósio falou sobre os benefícios da laranja e das frutas cítricas para a nutrição humana, adulta e infantil. A alta concentração de fibras do bagaço da laranja foi destacada, associada inclusive à maior saciedade.
A laranja é um alimento funcional, inclusive para as crianças, e seu consumo não está diretamente associado ao ganho de peso infantil, ao contrário do que muitos profissionais da saúde acreditam. Uma boa notícia é que o suco fresco mantém as propriedades nutricionais e funcionais da laranja – 180 ml de suco pode substituir uma porção de fruta.
Dentre os demais benefícios da laranja trazidos pelas pesquisas estão a potencialização da capacidade antioxidante do organismo, melhora das funções cardiovasculares e do funcionamento do cérebro e diminuição do risco de declínio cognitivo, que está ligado ao aparecimento de doenças como o Mal de Alzheimer.
O pesquisador do Fundecitrus Leandro Peña fez a última apresentação do evento, mostrando os estudos realizados pela instituição no melhoramento genético para o enriquecimento de laranjas, aumentando ainda mais as propriedades benéficas da fruta.
O evento reuniu pesquisadores brasileiros e internacionais ligados a diversas áreas, e um ponto comum citado pela maioria deles foi a necessidade de continuar as pesquisas, dado o enorme potencial positivo das frutas cítricas para as mais variadas funções do organismo humano.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura