Diferenciais da soja INTACTA RR2 PRO serão apresentados na Expodireto Cotrijal 2012
O primeiro dia da agenda de trabalho da comitiva do Tocantins começou com uma reunião multisetorial no Ministério de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente. Representando o Estado, estão na Espanha os secretários Divaldo Rezende, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jaime Café, de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Kátia Rocha, da Cultura, além da Diretora do Sebrae, Mila Jaber.
A comitiva foi recebida nessa segunda-feira, 5, na Espanha pelo ministro interino da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Jaime Haddad, pelo subdiretor geral de Relações Internacionais e Assuntos Comunitários, Alfonso Pino, e pelo subsecretário Geral de Tecnologia, Adolfo Díaz, além de técnicos da Direção Geral de Resíduos e Meios Naturais e Parques Nacionais.
A missão tem como objetivo conhecer, discutir e preparar protocolos de cooperação em diferentes áreas e preparar a visita do Governador Siqueira Campos ao país no segundo trimestre de 2012.
Na abertura da sessão, Jaime Haddad ressaltou que são grandes as possibilidades de cooperação entre Espanha e o Estado do Tocantins. “Espanha e Brasil são países próximos culturalmente, apesar da distância geográfica”, disse. “Essa identidade cultural facilita a relação e amplia substancialmente as possibilidades de cooperação para o desenvolvimento de ambas sociedades”, completou Haddad.
A delegação brasileira tem interesses específicos nas áreas de tecnologia de rastreamento de gado, irrigação, gestão de unidades de conservação, gestão de resíduos sólidos, saneamento e água potável e combates a incêndios florestais.
Durante a apresentação das características culturais, geográficas e econômicas do Tocantins, os espanhóis se mostraram entusiasmados com o potencial deste, que é o mais jovem Estado brasileiro. Com um território de 270.000 m², que corresponde a pouco mais da metade da área da Espanha, o Estado do Tocantins, em apenas 23 anos, conquistou uma posição de destaque no cenário nacional. As malhas ferroviárias e rodoviárias, além das vias navegáveis, fazem do Estado um ponto estratégico na distribuição da produção agrícola e industrial, tanto para o Brasil, quanto para países da América do Sul, como Equador, Peru e Colômbia.
A comitiva brasileira vê práticas adotadas pela Espanha como um modelo a ser seguido e implementado no Estado do Tocantins.
A missão teve a organização da Embaixada da Espanha no Brasil e da Aserpyma – Asociación de Empresas Restauradoras del Paisaje y el Medio Ambiente. De acordo com Francisco Chaves, diretor da Aserpyma, são muitos os possíveis pontos de colaboração e negócios entre a Espanha e o Estado.
Ao longo da semana, a comitiva participará de reuniões e rodadas de negócios em Madri, Segóvia, Sevilha, Logronio e Cáceres.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura