Clarifide Nelore ganha novo site
Sistemas desenvolvidos pela Embrapa Instrumentação (São Carlos - SP) para soluções agropecuárias na área de tecnologia da informação e comunicação estarão expostos na maior e mais importante feira mundial do setor, a CeBit 2012, que será realizada em Hannover, Alemanha, de 6 a 10 de março, e deverá ter a presença de várias autoridades, entre elas, da presidente Dilma Rousseff, da chanceler Angela Merkel, ministros brasileiros e do exterior e presidentes de várias empresas nacionais e internacionais.
O evento tem como objetivo apresentar e discutir as inovações e investimentos promovidos pelas empresas de TI no mundo.
A Embrapa vai exibir 17 produtos nas áreas de Processamento de Imagens e Inteligência Computacional, Geotecnologia, Bioinformática, Sistemas de Suporte à Tomada de Decisão e Gerenciamento da Informação.
Entre os softwares apresentados pela Embrapa Instrumentação em Processamento de Imagens e Inteligência Computacional durante o evento destacam-se o Siscob - software para análise da cobertura sobre o solo usado em sensoriamento remoto e agricultura de precisão; Afsoft - software de análise foliar por processamento de imagens; Safira - software para análise de fibras e raízes por processamento de imagens; Sacam, - software que permite avaliar comportamento de animais em movimento. Na área de Geotecnologia será apresentado o GEOFielder, software gratuito desenvolvido para levantamento georreferenciado no campo.
Para o pesquisador Lúcio André de Castro Jorge, responsável pelo desenvolvimento dos sistemas que a Embrapa Instrumentação vai apresentar, “esta é uma oportunidade ímpar que vai fortalecer ainda mais a visibilidade internacional da Embrapa, mostrar soluções brasileiras em TI, além de gerar oportunidades para troca de informações e discussão de parcerias”.
Outro Centro de Pesquisa da Embrapa que vai participar do evento é a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas – SP) com o Webagritec, um portal com informações sobre diagnósticos de doenças, dados sobre clima, condições de solo e estimativas de produção regional, em todo o Brasil; o BDPragas and WikiPragas, que auxilia a Análise de Risco de Pragas (ARP) na exportação e importação de produtos vegetais; o TerraClass, que mapeou a utilização das áreas desflorestadas da Amazônia Legal e o Global Warming and Agricultural Production in Brasil, que contribui na identificação de riscos e impactos potenciais sobre mudanças climáticas no País.
A expectativa de público da feira é de 350 mil visitantes, mais de 4 mil expositores. Os organizadores do evento esperam estabelecer uma média de mais de 7 milhões de contatos comerciais entre as companhias que irão expor no local. A participação do Brasil é histórica e, desta vez, será a maior delegação, composta por 77 empresas e 20 instituições privadas e governamentais.
A iniciativa conta com apoio e realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), SOFTEX e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Daniel Caio/Embrapa Instrumentação
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura