Secretário da Agricultura participa de comemoração dos 40 anos da Embrapa

13.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Ascom Seagro-TO

Nesta quinta-feira (13) pela manhã foi realizado uma Sessão na Assembleia Legislativa em comemoração aos 40 anos da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Estiveram presentes várias autoridades do poder público, entre elas, o Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto, o Superintendente Federal da Agricultura e Pecuária no Tocantins, Jalbas Aires Manduca e o Secretário de Agricultura e Pecuária do Estado, Jaime Café.

Segundo o secretário, a importância da Embrapa para o Brasil nesse período de 40 anos, foi de ver o crescimento na produção não só no país, mas dentro do estado, proporcionando números impressionantes. “Segundo o IBGE desde 1990 pra cá nós tínhamos de área plantada de 340 mil hectares que produzia 730 mil toneladas em uma média de 2,12 toneladas por hectare. Agora de 2011 pra cá, tivemos em torno de 740 mil hectares, mais de 2 milhões e 660 mil toneladas de produtos como soja, milho e arroz, indo para uma média de 6,6 toneladas por hectare, ou seja, o triplo dado na mesma área. Isso é fruto do trabalho intenso e sério desses pesquisadores, altamente capacitados que nos auxilia nesse trabalho”, frisou Jaime Café.

Ainda segundo o secretário, o governo do Estado está investindo no maior projeto de agricultura irrigada do Brasil, O Prodoeste - Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins com mais de 300 mil hectares, produzindo até duas safras e meia, para que o Estado possa dobrar sua arrecadação de impostos pelo retorno da demanda de insumos, adubo, combustível, energia elétrica, e a comercialização de produtos e serviços gerados através desta produção de sementes de altíssima qualidade.

Café ressaltou que a produção agropecuária do Estado é responsável hoje por 99% de toda produção. O Secretário pontuou ainda os projetos que tem gerado excelentes resultados e ganhando destaque em todo o país, como o PIF - Produção Integrada de Frutas (na cultura do abacaxi, expandindo futuramente para a produção de banana) e também o Projeto ABC - Agricultura de Baixo Carbono (Recurso voltado para adoção de tecnologias que visam recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, plantio direto e florestas plantadas). “Isso nos aponta que estamos no caminho certo, e que sempre vale a pena estar aliado com nossos parceiros, colaboradores e produtores em geral”.

Criada em 12 de Agosto de 2009, a Embrapa Pesca e Aquicultura é uma resposta estratégica do Brasil à demanda por soluções científicas e tecnológicas do setor aquícola e pesqueiro do País. “Com o apoio direto da nossa organização, a agropecuária brasileira tem alcançado índices cada vez melhores de produtividade, oferecendo produtos de qualidade crescentes no mercado. O governo do Tocantins tem sido parceiro na difusão desse conhecimento e das novas tecnologias do homem do campo. Fico feliz por que o objetivo do estado é trabalhar conjuntamente para gerar maior retorno e, consequentemente, mais qualidade de vida aos produtores”, afirmou o Diretor Executivo da Embrapa, Ladislau Neto.

Durante a reunião se falou também sobre a criação da unidade de pesquisa que será instalada em Palmas, para operar com 90 empregados, sendo 30 pesquisadores e 60 profissionais de apoio à pesquisa, com uma área construída de 4,5 mil m² e um investimento de R$ 12 milhões provenientes do (PAC – Embrapa). De acordo ainda com o diretor executivo da Embrapa, este núcleo de pesquisa priorizará espécies nativas do Brasil e também a estudos sobre reprodução e melhoramento de peixes, nutrição e alimentação de espécies aquícolas, conservação e manejo no setor pesqueiro, entre outros recursos.

Em Buritirana (TO), distrito a 60 Km de Palmas, a Embrapa Pesca e Aquicultura mantém seu Campo Experimental voltado a sistemas agrícolas integrados. Com uma área de 500 mil m², o campo conta com infraestrutura laboratorial e está localizado em uma região cujas condições edafoclimáticas representam cerca de 35% do Estado do Tocantins.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025