DuPont mostra em Três Pontas programa preventivo para proteção do cafeeiro
Na próxima sexta-feira (14), às 13h30min, a Embrapa Pecuária Sul, em parceria com a Associação Brasileira de Angus (ABA), em Bagé/RS, vai realizar um Dia de Campo destinado a produtores, estudantes e demais interessados. O evento objetiva apresentar os resultados da 3ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) com touros da raça Angus. Os trabalhos foram iniciados em setembro de 2012 e vão destacar o grau de desempenho dos animais participantes da prova. Os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul Joal Brazzale Leal e Marcos Yokoo que acompanharam as fases da PAC vão apresentar os resultados aos visitantes. Na visita aos touros no campo, juntamente com o pesquisador Joal B. leal, estará o técnico da Angus Luiz Walter Ribeiro. Cada touro receberá comentários individualmente, com destaque para suas principais características.
Outras duas palestras estão inseridas na programação, uma delas será da pesquisadora da área de forrageiras da Embrapa Pecuária Sul Márcia Silveira, intitulada "Produção e manejo de forrageiras anuais de verão: interface planta-animal". A outra será proferida pelo professor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Carlos Gottschall, que falará sobre o tema “Manejo integrado para aumento da eficiência reprodutiva em bovinos de corte”.
De acordo com o pesquisador Marcos Yokoo, o desempenho dos animais participantes da prova foi positivo, pois os tourinhos tiveram um ganho médio diário de 775 g. “Os animais fizeram a primeira pesagem em 28 de setembro do ano passado e estavam com 312 kg. Na última pesagem, feita em 12 de abril, os tourinhos, já com 19 meses, estavam com 465 kg, em média”, conta. O destaque deste ano, segundo o pesquisador, é que este resultado de ganho de peso foi obtido exclusivamente a pasto, sendo que nas duas primeiras edições da PAC foi necessário usar suplementação devido à estiagem e à pouca quantidade e qualidade do campo.
No teste, que conta com apoio do Núcleo Bageense de Criadores de Angus, foram avaliadas as seguintes características: ganho médio diário (GDM), peso corrigido aos 550 dias de idade, características de carcaça por ultrassom (área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e gordura intramuscular), bem como o escore de conformação, precocidade e musculatura. As cabanas participantes desta 3ª PAC Angus são: Cabanha Catanduva, Cabanha da Maya, Agropecuária Proteção, Cabanha Solé, Fazenda da Barragem, PAP Lagoa Preta, Estância Santa Thereza, Fazenda do baú, Cabanha Santa Nélia, Estância da Acácia e Tólios Farm.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura