Curso de gestão da propriedade rural atende pequenos produtores
Pesquisa, extensão rural, defesa sanitária e financiamento marcam a presença da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo na Agrovia 2011. A Feira, que promete ser o maior evento de negócios, tecnologia e pecuária do Sudoeste Paulista, será realizada de 6 a 9 de abril, na fazenda São Paulo e contará com a presença de autoridades municipais e estaduais, alem de representantes de entidades ligadas ao setor.
As regiões sul e sudoeste do Estado de São Paulo são grandes produtoras de carne bovina, milho, trigo, soja, feijão, laranja, tomate, café, dentre outros produtos que as transformam no maior potencial diversificado agrícola do Brasil.
O estande da Secretaria terá 1.800 metros quadrados e irá englobar as coordenadorias de Assistência Técnica Integral (Cati), de Defesa Agropecuária (CDA) e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e demais órgãos da pasta.
No local, a regional da Cati terá uma área demonstrativa de pastejo rotacionado. A Apta, por meio do Polo Sudoeste Paulista, ira apresentar, no campo, cerca de 40 cultivares IAC, mostrando suas características e potencialidades para a região. As cultivares são de trigo, aveia, triticale, arroz, gergelim, crotalária, amendoim, milho, milho pipoca, lablabe, mamona, girassol etc. No estande, haverá exposição de sementes de algumas cultivares, frutos de tangerinas e laranjas e folderes com outros serviços que executados pelo Polo. A unidade de Itararé levará novas variedades de batata e promete degustação destes novos cultivares.
Também haverá divulgação do Programa Pró-Trator, desenvolvido pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), pertencente à Pasta, e do Projeto de Microbacias Hidrográficas II. Enquanto a CDA, responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado, vai explicar sobre sua atuação.
Também merecem destaque as palestras que serão ministradas por profissionais da Pasta. A pesquisadora da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapetininga (UPD/Apta), Cristina Maria Pacheco Barbosa, falará sobre sistema agrosilvipastoril; Edison Ulisses Ramos Jr, diretor do Polo Sudoeste Paulista e Vera Lúcia Paes de Barros, pesquisadora, apresentarão os resultados de suas pesquisa com cereais de inverno e citros, respectivamente.
No dia 07, a assistente técnica da Secretaria, Kátia Maria Giannini, vai conversar com os visitantes a respeito de crédito, subvenção do seguro rural e do Programa Pró-Trator. No último dia do evento, às 15 horas, João Brunelli Jr, gerente técnico Projeto de Microbacias II, falará sobre Acesso ao Mercado.
Outros temas em pauta são: gestão no agronegócio; cooperativismo agropecuário; certificação de produtos e acasalamento e avaliação de prova de touros para inseminação. A palestra de abertura, “Perspectivas do Agronegócio Brasileiro”, será ministrada por Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e presidente do Conselho do agronegócio da FIESP.
Saiba mais em www.agroviasp.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação/Secretaria
(11) 5067-0069
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura