Secretaria da Agricultura de SC discute crise no setor da maçã

31.01.2012 | 21:59 (UTC -3)
Anna Bellani

Nesta segunda-feira (30), o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, João Rodrigues, recebeu representantes da Associação de Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina (Amap) para discutir a participação do Governo do Estado no subsídio do Seguro Agrícola para o setor da maçã.

Os representantes da Amap solicitam recursos financeiros de até R$ 4 milhões para subsidiar 20% do Seguro Agrícola. “Por enquanto, o Governo Federal concede 60% de subsídios e os produtores pagam o restante. Nosso pedido é que o Governo do Estado pague metade da cota dos agricultores”, explica o produtor rural, Josemar Morais.

De acordo com o secretário João Rodrigues, o pedido será encaminhado para o Governador Raimundo Colombo. “Sabemos que o setor da maçã passa por uma crise em Santa Catarina, devido às chuvas de granizo que prejudicaram os pomares. Em 2011, 70% dos 2500 produtores catarinenses foram atingidos”, afirmou Rodrigues. “Vamos fazer o possível para atender as demandas da Amap e ajudar nos custos do Seguro Agrícola para maçã. Nossa vontade é subsidiar 50% da cota do agricultor”, completou o secretário.

Estavam presentes na reunião os representantes da Amap: Gustavo Proença, Salvio Rodrigues, Rogério Pereira e Josemar Morais; além do chefe de gabinete da Casa Civil, Aurélio De Bem Filho.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025