Seagro recebe Sindicato Rural da Capital para realização da Expo Palmas

22.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Lenna Borges

As exposições agropecuárias são os maiores eventos do agronegócio no Tocantins, uma oportunidade aos produtores de expor seus animais, incentivar às boas práticas e aperfeiçoamento da atividade agropecuária, gerar novos conhecimentos e tecnologias. O Governo do Tocantins, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário apoia 35 feiras agropecuárias, realizadas de maio a setembro, em todas as regiões do Estado.

Na tarde desta quinta-feira, dia 21, diretores do Sindicato Rural de Palmas visitaram a Seagro para solicitar apoio financeiro para a exposição do município, que será realizada de 17 a 23 de setembro, no Parque de Exposição da Capital. O presidente do Sindicato, Antonio Jorge Godinho, pediu ainda que, o secretário Jaime Café interceda junto ao governador Siqueira Campos para conseguir, junto aos parlamentares tocantinenses, emendas para pagamento dos shows musicais. “Queremos fazer uma festa bonita, que atenda a comunidade, e que seja digna da Capital de um Estado fortemente agropecuário”, reforçou.

Jaime Café apresentou algumas sugestões de ações para serem desenvolvidas durante a feira, principalmente para os pequenos produtores, com o intuito de integrá-los, independente do tamanho da propriedade. Café ressaltou ainda que o Governo do Estado está apoiando as exposições agropecuárias do interior e não será diferente com a festa da Capital. “Mas para que isso ocorra é necessário que o Sindicato regularize a situação de prestação de contas dos convênios anteriores, inclusive para a celebração de novos convênios. Estamos à disposição para ajudar o Sindicato no que estiver dentro das possibilidades da Seagro”, completou.

De acordo com os diretores, durante o período da festa, além da exposição de animais e de maquinários e implementos agrícolas, a programação contará com leilões, torneios, rodeios, shows, cavalgada e tratorraço (desfile de tratores). As atividades buscam incentivar a participação dos produtores no evento, com a preservação da cultura e o resgate da memória do homem no campo.

Nesta semana, estão sendo realizadas as exposições de Presidente Kenedy (21 a 24), Cristalândia (16 a 23) e Pium (17 a 24). A expectativa dos sindicatos rurais é que a festa tenha uma grande movimentação financeira, entre a comercialização direta, gerada pelo evento, e indireta, beneficiando diversos setores do município e da região.

Para impulsionar o setor agropecuário da região de Presidente Kenedy, técnicos do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, em parceria com a Seagro, irão ministrar palestras, nesta sexta e sábado, dias 22 e 23, sobre bovinocultura de corte e leite, piscicultura, olericultura e sanidade animal.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025