SC: Epagri/Ciram produz mapas para auxiliar na localização de vítimas

07.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

O setor de Geoprocessamento da Epagri/Ciram montou nesta semana uma central de apoio aos trabalhos de resgate, entrega de mantimentos e levantamento dos prejuízos provocados pelas chuvas de novembro em Santa Catarina. Equipamentos e profissionais do setor foram deslocados para a Base Aérea de Navegantes, onde foi montada a estrutura para desenvolvimento dos trabalhos.

Segundo o coordenador do Geoprocessamento da Epagri/Ciram, Luiz Fernando Vianna, os pesquisadores auxiliam os trabalhos da Defesa Civil, Aeronáutica e Deinfra, imprimindo imagens cartográficas acrescidas de informações temáticas, tais como localização das propriedades rurais e distribuição da população rural. Também são realizadas análises de imagens de satélites fornecidas pelo Charter, Inpe de Santa Maria e Fatma.

Para viabilizar a ação, foram deslocados de Florianópolis para Navegantes dois notebooks e 10 aparelhos de GPS, além de dois profissionais que estarão lá diariamente, inclusive nos finais de semana, se for necessário, para dar apoio na geração de informações, análises e capacitações dos envolvidos nas tarefas.

Também foram providenciados mapas, em tamanho menor, para facilitar seu manuseio pelos militares da Aeronáutica dentro das aeronaves que estão sendo empregadas nas buscas. Para o Deinfra foram disponibilizados os GPSs que serão utilizados para localizar as rodovias e residências destruídas.

Nesse momento de extrema necessidade diversas instituições ofereceram recursos para facilitar o trabalho dos pesquisadores da Epagri/Ciram. A Fatma disponibilizou toda sua base de dados na área. A empresa Visãogeo forneceu gentilmente as licenças dos softwares necessários para que os pesquisadores tivessem acesso às imagens de alta resolução, além de oferecer recursos humanos necessários para atuar na Base Aérea de Navegantes.

Por solicitação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o International Charter Space and Major Disasters, que distribui dados espaciais para auxiliar países afetados por desastres naturais, começou a fornecer imagens de radar para a análise das conseqüências das inundações e deslizamentos em Santa Catarina. As imagens são enviadas à Epagri/Ciram e para a Defesa Civil. De acordo com as normas do Charter, no prazo de 90 dias será entregue um relatório com os mapas e informações obtidos por meio dos dados espaciais.

Gisele Dias

Epagri/Ciram

(48) 3239-8160

Márcia Sampaio

Epagri

(48) 3239-5503 www.epagri.sc.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025