Artigo - Adubação com manganês para o controle do “amarelão” da mandioca
A Embrapa participa da Exposição Tecnológica Mundial - Expo-WEC, em Brasília, DF, de 2 a 6 de dezembro de 2008. Realizada pela Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti) em parceria com o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e a Hannover Fairs Sulamerica, tem como temas energia para o futuro, bioenergia, energia renovável e fontes alternativas, principalmente as não poluentes.
Por isso, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), destaca o motor multicombustível, um equipamento capaz de transformar qualquer fonte de calor em trabalho útil, usando todo tipo de combustível renovável, sólido, líquido ou gasoso, que gere calor.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Aldemir Chaim, idealizador do invento, o motor apresenta várias utilidades para os agricultores, desde carregar pequenas baterias ou qualquer atividade que não necessite de motores muito potentes. “Pode, por exemplo, ser aplicado nas bombas d’água em projetos de irrigação; retirada de água de poços para consumo humano; como gerador para iluminação de emergência em residências; em atividades de lazer, como camping e pescaria; carregador de celulares, e até na dessalinização da água”, informa. “É extremamente simples, fácil de construir e com custo bastante reduzido”, salienta ele. Além de combustíveis líquidos como o álcool, pode funcionar também com carvão, cavacos de madeira, gravetos, palha e até restos de culturas de propriedades agrícolas e também energia solar. “Contribui desta forma para a redução de emissão de poluentes para a atmosfera”, diz Chaim.
Mais de 5 mil pessoas entre profissionais e estudantes de todo o mundo participarão de debates, fóruns, palestras e visitas técnicas.
A exposição acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Cristina Tordin e Eliana Lima
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura