Embrapa é homenageada em sessão solene da Câmara Distrital

16.08.2013 | 20:59 (UTC -3)

A Câmara dos Deputados Distritais realiza nesta segunda-feira (19/08), às 1oh, Sessão Solene em homenagem aos 40 anos da Embrapa. A solenidade foi fruto de um requerimento do Presidente da Casa, deputado Wasny de Roure (PT/DF).

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) atua no Distrito Federal desde sua criação em 1973, no desenvolvimento de tecnologias para o País, para o cerrado brasileiro, e para o Distrito Federal, na transferência e em ações sócio educativas. Atualmente, a Empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) conta, além de sua sede administrativa, com 9 unidades descentralizadas (Agroenergia, Café, Cerrados, Estudos e Capacitação, Hortaliças, Informação Tecnológica, Produtos e Mercados, Quarentena Vegetal e a de Recursos Genéticos e Biotecnologia).

A Embrapa Hortaliças, por exemplo, conduz um projeto de pesquisa e transferência de boas práticas em pós-colheita dentro e fora da propriedade rural, conscientizando todos os atores da cadeia produtiva em relação aos cuidados necessários para minimizar o desperdício de alimentos e garantir a qualidade e o custo final do produto. As ações do projeto concentram-se em duas regiões do Distrito Federal: o Núcleo Rural de Taquara-Planaltina e a região de Brazlândia (incluindo o Núcleo Rural Alexandre de Gusmão).

A Embrapa mantém, no Distrito Federal, um banco genético estratégico para o Brasil. Nele, estão conservadas mais de 120 mil amostras de sementes de cerca de 600 espécies vegetais de importância socioeconômica a 20ºC abaixo de zero. O objetivo é contribuir para a segurança alimentar das gerações atuais e futuras, já que preserva a diversidade genética das sementes por 100 anos ou mais.

O banco funciona como um backup de todos os bancos de conservação mantidos pela Empresa nas diferentes regiões brasileiras, o que o torna um manancial genético à disposição dos cientistas para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias com características de interesse da sociedade, como por exemplo, resistência a pragas e doenças; tolerância a estresses climáticos e maior teor nutricional, entre outras aplicações.

Em 2013, durante as comemorações pelo seu 40º aniversário, a Embrapa vai dar um passo ainda mais decisivo para a continuidade deste trabalho desenvolvido há quase quatro décadas. Será inaugurado, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, um complexo de câmaras frias, que vai praticamente quadruplicar a capacidade de armazenamento de sementes: de 250 para 750 mil amostras. O novo espaço vai contar ainda com laboratórios e bancos de DNA para conservação de recursos genéticos animais. A construção contou com o apoio financeiro de parlamentares da bancada do Distrito Federal.

Com o Governo do Distrito Federal, a Embrapa Agroenergia tem buscado uma relação direta na questão energética, principalmente, no aproveitamento dos resíduos urbanos, como é o caso do projeto biofrito em parceria com a CAESB e recursos da Finep, que transforma o óleo de fritura em biodiesel, que já está em fase de construção da usina. Outra ação, que está em negociação, é o uso dos resíduos da Novacap e da Ceasa na produção de energia e biofertilizantes.

Com relação às ações educativas, a Embrapa Informação Tecnológica tem se envolvido e atuado na comunidade em que está inserida – DF – por meio de ações de popularização da ciência em conjunto com escolas, entre outras atividades.

Neste ano de 2013, a Embrapa desenvolve uma ação educativa com mais de 100 instituições de ensino fundamental e médio de todo o País, as quais deverão desenvolver um projeto de ciência utilizando as informações disponíveis no site CCWeb (http://ccw.sct.embrapa.br/). Essa ação se estende ao Fórum de Educação do Distrito Federal e às escolas do DF (Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Candagolândia, entre outras).

Desta forma, A Embrapa pretende contribuir para a educação não formal nas instituições de ensino, e estimular nas crianças e nos jovens o gosto pela ciência e tecnologia.

Assessoria de imprensa da Embrapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro