Condições climáticas afetam lavouras pelo país
Boletim da Conab traz panorama atualizado sobre o desenvolvimento das safras em abril
O Estado de São Paulo atingiu a marca de 120 mil Cadastros Ambientais Rurais (CARs) validados. Desde 2023, mais de 96 mil cadastros foram analisados e aprovados, reforçando o compromisso paulista com a regularização ambiental. Atualmente, o estado soma mais de 432 mil cadastros ativos.
O CAR é um documento eletrônico obrigatório para produtores rurais, fundamental para o acesso a linhas de crédito e financiamentos. Além disso, é exigido em procedimentos cartorários e no processo de regularização ambiental das propriedades. Para incentivar a adesão, o Plano Safra 2024/25 ofereceu redução nas taxas de juros para produtores com CAR validado e práticas sustentáveis, podendo chegar a até 1% de desconto.
Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, o objetivo é validar 100% dos cadastros até 2026. A agilidade no processo se deve à gestão direta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e ao uso de inteligência artificial na análise dos documentos, além da realização de mutirões de regularização.
O marco foi celebrado durante a Agrishow 2025, em Ribeirão Preto (SP), maior feira agrícola da América Latina. "São Paulo se consolida como potência agroambiental, com crescimento das reservas florestais", destacou o governador Tarcísio de Freitas.
Com 25% de seu território preservado — acima dos 20% exigidos pelo Código Florestal Brasileiro —, São Paulo reforça sua liderança na conservação ambiental integrada à produção agropecuária.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura