Rússia planeja excluir sementes da Corteva Agriscience de registros oficiais

Medida faz parte de um conjunto de regras para produtores estrangeiros

16.03.2023 | 09:04 (UTC -3)
Cultivar

O Ministério da Agricultura da Rússia pretende excluir as sementes da Corteva Agriscience, que encerrou suas operações no país, do Registro Estatal de Realizações de Seleção Aprovadas para Uso na Rússia, segundo a vice-ministra Oksana Lut. A informação é da agência de notícias Interfax. Além disso, o ministério propõe novas regras para produtores estrangeiros de sementes que atuam na Rússia, exigindo a completa produção local.

Oksana Lut afirmou que a política em relação à seleção foi alterada devido ao comportamento inadequado de algumas empresas estrangeiras. A Corteva, com a variedade de sementes Pioneer, saiu do mercado russo, mas tenta importar suas variedades registradas no país. Contudo, a Rússia deve excluir essas variedades do registro e não trabalhará mais com a Corteva. Lut pediu às empresas que não confiem nas sementes dessa companhia.

De acordo com a agência de notícias Interfax, em fevereiro de 2023, Syngenta, Bayer e Nuseed notificaram a suspensão dos envios de sementes à Rússia e possível saída do mercado, embora a Syngenta tenha desmentido a informação posteriormente. A estratégia dessas empresas no mercado russo ainda não está clara.

O Ministério da Agricultura planeja mudar as regras para produtores estrangeiros de sementes na Rússia. Lut ressaltou que o governo não é contra a colaboração com empresas estrangeiras, mas deseja que elas se estabeleçam adequadamente no país, transfiram tecnologia e capacitem a população local. Segundo a vice-ministra, já há empresas dispostas a seguir as novas regras e negociar a localização desde o início.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro