Ruraltins traz ampla programação para pequenos agricultores na Agrotins 2013

07.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Ascom Seagro-TO

Quem visitar os estandes do Ruraltins instalados nos pavilhões da Agricultura Familiar e no da Aquicultura e Pesca, durante a décima terceira edição da Agrotins (Feira Agrotecnológica do Tocantins), em Palmas, encontrará diversas alternativas de produção, de capacitação e palestras voltadas para os agricultores, técnicos e o público em geral. O evento que tem início nesta terça-feira (07), é uma promoção do Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária e de suas vinculadas Adapec e Ruraltins.

No Portal da Agricultura Familiar o visitante, terá como um dos atrativos, a Feira da Diversidade com a participação de cerca de 30 expositores das regiões de Araguaína, Araguatins, Miracema, Porto Nacional, Paraiso, Taguatinga e de Gurupi.

Segundo a técnica em desenvolvimento social, do Ruraltins, Hermina Martins Pereira, o artesanato em capim dourado, madeira, palha de buriti, além de bijuterias feitas com sementes, trabalhos manuais e móveis trabalhados na madeira estarão em exposição. “É a oportunidade que o produtor tem para divulgar suas potencialidades, comercializar e fechar negócios. Já para o visitante é a chance de conhecer e levar para casa belas peças, que servem tanto como objetos decorativos, quanto opção de presentes para o dia das mães”, comentou.

O Instituto traz ainda, para o agricultor familiar, a fábrica de farinha móvel, projetos voltados para o desenvolvimento das cadeias produtivas do leite, piscicultura, apicultura, para a criação de pequenos animais, sistema de produção irrigada para fruticultura e milho, sistema agroflorestais, exposição de sementes tradicionais da etnia Krahô, o pesque e leve, dentre outros.

Com presença marcante na Agrotins, o Portal da Aquicultura e Pesca, traz uma ampla programação que contará com auditório próprio para palestras, cursos rodada de negócios, aquários com exposição de peixes nativos, cozinha para preparo de pratos a base de peixe, com degustação permanente, exposição de empresas de aquicultura e pesca de outros Estados da federação.

No primeiro dia da Agrotins, abrindo o ciclo de capacitação, palestrantes da Embrapa Pesca e Aquicultura, ministram o curso “Aspectos gerais da piscicultura para as espécies nativas”, no auditório Tambaqui, com capacidade para 60 pessoas. “Com a liberação do lago de Lajeado para a criação de peixes em tanques-rede, o evento contará com demonstrações práticas sobre o tema”, afirma o diretor de Aquicultura e Pesca do Ruraltins, Alexandre Godinho, destacando ainda que as atividades serão desenvolvidas em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, Sebrae, Faet/Senar, Embrapa e Secretaria de Desenvolvimento Econômica, Ciência e Tecnologia.

De acordo com o coordenador do Ruraltins na Agrotins, Anibal Pereira Roque, este ano a estrutura foi ampliada, nos dois espaços destinados ao órgão, para receber os expositores e implantar as unidades demonstrativas. “Serão mais de 30 ações durante a feira e esperamos a participação de um público recorde”, comenta.

Dia 7 – exposição de produtos, orientação, atendimento ao público, cursos e palestras técnicas nos auditórios;

Dia 8 – abertura oficial, visita do Governador e autoridades, orientação, atendimento ao público, Dia de Campo e palestras técnicas nos auditórios;

Dias 09 e 10- orientação e atendimento ao público, exposição de produtos e palestras técnicas nos auditórios;

Dia 11 – encerramento

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025