RS: Yeda assina convênio com 46 prefeituras e consórcio de biodiesel

03.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

O governo do Rio Grande do Sul , através da CaixaRS, assinou, quarta-feira (02/09), protocolo de intenção com 46 prefeituras para adesão dos municípios ao Programa de Intervenções Viárias (Provias).

A formalização dos contratos pela governadora Yeda Crusius ocorreu no estande da CaixaRS na Expointer 2009, no Parque Assis Brasil, em Esteio. O Provias vai viabilizar a aquisição de equipamentos para manutenção de vias urbanas e rurais, com investimento total de R$ 39 milhões.

A governadora assinou também consórcio entre Banrisul, CaixaRS e a empresa BSBios, para aumento da produção de biodiesel na unidade da indústria em Passo Fundo. Serão gerados pelo empreendimento 90 empregos diretos e 1.500 indiretos.

"A capacidade de crédito criada no nosso governo muito me orgulha.Desenvolvimento se faz de maneira prática e objetiva, com capitalização dos nossos bancos e autonomia de gestão" disse a governadora. "Isso demorou um pouco, causou uma certa incompreensão, mas hoje vemos concretamente os resultados. Afirmo que ninguém abate o ânimo que tenho em dizer que o Rio Grande está no caminho certo. Basta ver o que acontece aqui nesta Expointer da superação. Basta também um pouco de informação para perceber os indicadores que comprovam o desenvolvimento promovido pelo governo", completou.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, salientou que, com a duplicação da produção de biodiesel, a região dará um salto de qualidade. O diretor da BSBios, Erasmo Batistela, afirmou que "o Rio Grande do Sul apostou no biodiesel, fazendo do Estado o maior produtor do Brasil e o segundo da América Latina, graças à visão e ao apoio do governo estadual".

Ao agradecer à governadora em nome dos prefeitos que assinaram o convênio, o prefeito de Tupanciretã, Luiz Bitencourt Dias, definiu Yeda como "uma guerreira". Quero destacar a sua firmeza e determinação, pois temos um governo forte, firme e sério", disse ele, sendo aplaudido por todos os demais presentes na solenidade. Além dos contratos assinados com as prefeituras, a CaixaRS destina R$ 200 milhões para financiamento de negócios na Expointer.

Fonte: Governo do RS -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025