RS: vacinação contra a febre aftosa começa neste domingo

28.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

A última etapa de 2009 da vacinação contra a Febre Aftosa em bovinos e bubalinos com até 24 meses, começa neste domingo (01/11) e segue até o dia 30, no Rio Grande do Sul.

Serão 3,5 milhões de animais imunizados, segundo o chefe do Serviço de Doenças Vesiculares da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Fernando Groff.

Produtores com até 50 cabeças, inscritos no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), receberão a vacina de gratuitamente do governo do Estado. Os demais deverão retirar autorização para compra das doses na Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) que atende ao município. Groff lembra que os produtores têm até 7 de dezembro para comprovar, nas Inspetorias Veterinárias, a aplicação das doses no seu rebanho.

Mudanças no calendário

Atendendo às reivindicações de pecuaristas sobre a época de vacinação dos rebanhos contra a aftosa, que até 2008 ocorria em janeiro e junho, foi feita a mudança no calendário. Assim, em 2009, as vacinas são aplicadas em três etapas - janeiro, maio e novembro -, para que no período de transição os animais fiquem imunes. Em 2010, o novo calendário entrará em vigor no RS: a vacinação será feita em maio (todo rebanho) e novembro (animais até 24 meses) - como já ocorre na maioria dos Estados que vacinam o gado contra a doença.

Rio de Janeiro deve vacinar todo rebanho contra febre aftosa

Os 2,1 milhões de bovinos e bubalinos do Rio de Janeiro devem ser imunizados contra a febre aftosa, no período de 1° a 30 de novembro.

"A vacinação é importante porque somos o segundo maior estado em consumo de alimentos, atrás de São Paulo. Assim, é preciso ter o controle da entrada de produtos de origem animal e cumprir o calendário de vacinação para proteger o Rio da doença", destacou o chefe do Serviço de Defesa Agropecuária (Sedesa), da Superintendência Federal de Agricultura no Rio de Janeiro, Eduardo Batista Borges.

Segundo Borges, os produtores e a população civil já foram avisados sobre a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, por meio de banners, faixas e programas de educação sanitária. "Na primeira etapa, realizada em maio, imunizamos 88,9% do rebanho. A expectativa é ultrapassar os 90% em novembro", informou.

Os produtores devem entregar a declaração da vacina no Núcleo de Defesa Agropecuária em que a propriedade está cadastrada, no prazo de até 15 dias do término da campanha. "O Rio de Janeiro destaca-se, na parte vegetal, em cana-de-açúcar, com a produção de álcool e açúcar. Na área animal, o nosso forte é a parte de genética de bovinos e equinos", finalizou.

Fontes: Governo do RS (

) e Mapa (

)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025