Seminário de Ectoparasitas em São Luiz de Montes Belos/GO
Para desenvolver o turismo rural na região Noroeste do Rio Grande do Sul a Emater vai desenvolver trabalhos juntos a agricultores de sete municípios, que fazem parte da rota do Caminho das Missões.
A parceria foi fechada na última sexta-feira (19/06), em Santo Ângelo, e contou com a presença do presidente da Emater/RS-Ascar, Mário Ribas do Nascimento e de representantes do poder público e dos escritórios municipais de seis dos municípios participantes do projeto.
O Caminho das Missões é um roteiro de caminhadas que percorre antigas estradas utilizadas pelos índios guaranis e visita vestígios arqueológicos, entre eles as Ruínas de São Miguel, considerada um patrimônio da humanidade. O trajeto percorrido pelos peregrinos, como são chamados, pode levar até 13 dias para ser concluído e passar por até sete municípios São Borja, Garruchos, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, Entre-Ijuís e Santo Ângelo. Ao percorre este caminho, os peregrinos tem contato com diversas famílias rurais, onde param para pernoitar e se alimentar.
O trabalho da Emater/RS será diretamente com essas famílias rurais visando melhorar a qualidade dos serviços prestados aos caminhantes. Para isso, serão desenvolvidas diversas atividades com foco no saneamento básico, higiene local, embelezamento de arredores e gastronomia, "o trabalho que estão nos propondo vai ao encontro do que a Emater já desenvolve com as famílias e agora vamos expandir as atividades e ajudar estas famílias a ampliar a renda com o turismo rural, mas sempre cuidando para preservar as origens e os costumes", declarou a ATR de Bem Estar Social da Emater/RS, Lisete Pohl.
O Caminho das Missões existe desde 2002, entre os objetivos estão desenvolver do turismo rural na região das missões, incrementar a renda dos agricultores e preservar o meio ambiente e o patrimônio cultural. Desde o início do projeto, mais de 1000 pessoas já percorreram o caminho, em mais de 100 vezes que o trajeto já foi trilhado. Em 2001, quando foi realizada uma caminhada em caráter experimental, o presidente da Emater/RS, Mário do Nascimento, foi um dos integrantes do primeiro grupo, "eu tive a honra de inaugurar este caminho e de ver imagens belíssimas e conhecer famílias muito acolhedoras, que, com certeza, com o trabalho da Emater vão melhorar cada vez mais".
Na opinião da turismóloga da Emater/RS, Fabiele Dutra, o trabalho desenvolvido com os agricultores é muito importante "para que possam receber bem os caminhantes e também para que eles não percam seu costumes ao entrarem, freqüentemente, em contato com turistas de diferentes localidades e hábitos".
O grupo que participou do lançamento da parceria com a Emater, percorreu um pequeno trajeto no centro de Santo Ângelo, pela rua Missioneira até chegarem no ponto final da caminhada, a Catedral Angelopolitana. Para sentirem um pouco do que os peregrinos sentem ao trilharem o Caminho das Missões.
Alice Pavanello
Assessoria de Imprensa Escritório Regional Emater/RS-Ascar – Santa Rosa
(55) 3512 6665/
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura