PAA expõe produtos extrativistas no Mutirão Arco Verde
Acontece no período de 24 a 26 de junho, o 10º Encontro de Plantio Direto no Cerrado, no Salão de Eventos da Unigran, em Dourados/MS. A finalidade do evento é qualificar produtores rurais, técnicos e outras pessoas envolvidas com o plantio direto no cerrado brasileiro para difundir tecnologias relacionadas à produção agrícola.
As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico
“Palestrantes e debatedores renomados, técnicos e pesquisadores do Brasil e do Exterior fazem parte do evento, no qual os participantes também têm a oportunidade de visitar propriedades que têm no Sistema Plantio Direto [SPD] uma das estratégias para a sustentabilidade da atividade agropecuária em Mato Grosso do Sul”, diz o chefe-geral da /Embrapa Agropecuária Oeste/, Fernando Mendes Lamas.
O pesquisador e também um dos coordenadores do Encontro, Júlio Cesar Salton, acrescenta que além das tecnologias do SPD, o evento enfatiza os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. “Esta é uma sugestão da pesquisa para ser utilizada em grande parte da região de Cerrado”, explica.
Programação
Entre as palestras programadas para o dia 24 estão: “Estado da arte do Plantio Direto no Brasil avaliado pelo Rally da Safra 2009”, de Ondino Bataglia da Fundação Agrisus; “O SPD no Brasil e no mundo”, por Dirceu Gassen da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto, e “Intensificação da rotação de culturas: desafio à construção de solo fértil”, com o pesquisador José Eloir Denardin da Embrapa Trigo.
No dia 25, serão ministrados mini-cursos e realizadas visitas técnicas a áreas com experimentos ou uso consolidado em Sistema de Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária. No dia 26, haverá outro ciclo de palestras, entre elas: “Sistema integrado de produção agrosilvipastoril”, de Vanderlei Porfírio da Silva da Embrapa Florestas, e “Transformações do solo sob SPD - Estados Unidos”, com Kip Balkcom do Agricultural Research Service/United States Department of Agriculture.
A promoção do Encontro é da Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC) e do GPP. A realização é da /Embrapa Agropecuária Oeste/, do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados, Fundação MS, Universidade Federal da Grande Dourados e do Grupo para Intercâmbio de Agrotecnologia (Giatec).
Kadijah Suleiman,
Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS)
(67) 3416-9742 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura