RS: Fepagro pesquisa abacaxi Terra de Areia

20.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

O resgate do abacaxizeiro Terra de Areia é o tema da palestra do pesquisador Marcus Frederido Pinheiro e do técnico Alceu Santin, da Fepagro Litoral Norte, no V Seminário do Abacaxi, nesta sexta-feira (21/08).

O evento ocorre no Salão Comunitário Perpétuo Socorro, em Terra de Areia/RS.

O cultivo dessa variedade teve início na década de 40. Pesquisadores da fundação trabalham no resgate desta variedade que tem rusticidade para suportar o clima adverso, as doenças e as pragas, que ocorrem na região. Devido às características edafoclimáticas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a cultura do abacaxizeiro assume grande importância para os agricultores da região. No município de Terra de Areia são plantados 300 hectares por 80 famílias, que tem nesta atividade sua principal fonte de renda.

Marcus Frederico explica que nos anos 90 ocorrências climáticas adversas diminuíram as disponibilidades de mudas de abacaxi para a renovação e implantação de novas lavouras. Conforme ele, foram importadas grandes quantidades de mudas de outros estados, mas a adaptação foi muito baixa em função da grande diversidade da sua origem e suscetibilidade a doenças, principalmente a gomose.

Participam do projeto os agrônomos da Fepagro, Alan Cirino Rodrigues e Rodrigo Favreto.

Gislaine Freitas

Fepagro

(51) 32.888036 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025