Julho de 2023 foi o mais quente no Brasil desde 1961
No mês, a temperatura média do País ficou 1,04°C acima da média histórica
Com o transplantios finalizados no final de junho, em extensão ao redor de 19 mil hectares, espera-se produção próxima a 1,9 milhão de toneladas de tomates industriais. É considerada a maior safra registrada no país, de acordo com a Associação Brasileira dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial (Tomate BR).
Devido às condições climáticas dos meses de março e abril haverá dois momentos na safra: o primeiro marcado por volumes e qualidade medianas devido aos danos causados pelas chuvas; o segundo, composto pelos transplantios de meados de abril até junho, com a qualidade usual.
Algumas colheitas iniciaram em meados de junho. A plena safra começou na última semana de julho. Seu início foi marcado por alta incidência de frutos verdes e produtividades medianas.
Para o segundo semestre, conforme a associação, o principal ponto a se destacar é a inversão climática. Partindo um La Niña para um El Niño de média intensidade, o que acarretará temperaturas mais elevadas e aceleração da maturação dos frutos no campo.
Mesmo diante do cenário de clima, o panorama se mantém quanto a previsões de volume produzidos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
No mês, a temperatura média do País ficou 1,04°C acima da média histórica
Estratégias para a nacionalização de insumos e aumento de competitividade da cadeia de suprimentos da indústria brasileira de máquinas agrícolas está entre os temas de destaque evento