Exportações de carne bovina para a Rússia caíram 24% entre 2008 e 2009
Na semana passada, o município de Rosário do Sul/RS exportou o primeiro contêiner de 70 toneladas de bergamotas para o Canadá e Espanha. No dia 11 de junho, foi realizada a colheita simbólica e o plantio de mudas cítricas, ocorrido no Pomar Tono/Frutinter.
O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que preside a Frente Parlamentar da Fruticultura Brasileira, participou da solenidade.
O grupo Citrusul Importação e Exportação de Frutas Ltda, situado no 2º Distrito de Rosário do Sul, na localidade Mangueiras, é formado pelo produtor rural rosariense Eraldo Antunes, pelos uruguaios Pieree Darricarrere e Jean Daniel Darricarrere e pelos espanhóis Jorge e Carlos Prades. O grupo emprega 55 funcionários que trabalham nos pomares. Este número deve aumentar nos próximos dias com a chegada dos equipamentos de beneficiamento de frutas, informam. Composto pelos pomares Arerunguá, Tono, Frutinter e Sombra do Caverá, o grupo tem o objetivo de plantar mais de 160 mil árvores de frutas cítricas em Rosário do Sul, correspondendo a uma safra anual de 16 mil toneladas divididas entre laranjas e bergamotas de mesa para exportação.
O prefeito de Rosário do Sul, Ney Padilha, comentou que mesmo neste momento de crise financeira mundial, Rosário do Sul possui esperança e já está dando os primeiros passos na busca da materialização de uma matriz produtiva, por intermédio da fruticultura.
O deputado Afonso Hamm tem sido parceiro do projeto no município, há quatro anos, quando foi plantada a primeira muda da fruta, que deu origem ao pomar Tono/Frutinter, hoje com 250 hectares plantados com 80 mil árvores de citrus. Também estavam presentes na solenidade o viveirista das mudas de bergamotas, Naldo Epfanio Beck, e o gerente da Citrisul, Toni Gonçalves.
Na oportunidade, os proprietários espanhóis e o deputado Afonso Hamm plantaram uma muda no estabelecimento formalizando o compromisso com a fruticultura no Estado e região. O deputado Afonso Hamm e Naldo Epifanio Beck colheram bergamotas de uma árvore plantada por eles no dia 15 de setembro de 2005.
Márcia Godinho Marinho
Gabinete do Deputado AFONSO HAMM
(61) 32155467 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura