Rondônia amplia presença no agronegócio nacional

09.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes-RO), Rondônia já responde por 4% da soja, mandioca e cacau plantados e colhidos no País. O Estado também concentra 4,5% do café e 3% do arroz e feijão produzidos.

E como a região é alvo sobretudo da pecuária, essa produção provém quase que exclusivamente de pequenas propriedades familiares.

Segundo o governo estadual, os resultados refletem o bom desempenho do Promec, o Programa de Mecanização Agrícola desenvolvido em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) com o objetivo de incentivar, em cada município, o uso de tecnologia para fortalecer a agricultura familiar de forma sustentável. Os investimentos em programas de apoio a agropecuaristas no Estado chegam a R$ 22 milhões.

Peixes e pecuária

Outros dados de destaque divulgados pela Sedes-RO mostram também que o Estado já possui a oitava maior produção nacional de peixes e é o quinto maior produtor de peixes de cativeiro. O salto na produção é resultado de outro projeto em parceira da Secretaria com a Emater, o Pró-Peixe - Programa de Incentivo à Piscicultura.

Com 85% da área com potencial produtivo, segundo a Embrapa, Rondônia emprega, direta e indiretamente, 250 mil pessoas na cadeia produtiva de carne. Tem o oitavo rebanho nacional, com 12 milhões de cabeças de bovinos, e exporta 10,3% de toda a carne congelada e desossada do País.

Cultura - Participação de RO no mercado nacional

Carne desossada e congelada - 10,3%

Café - 4,5%

Soja - 4%

Mandioca - 4%

Cacau - 4%

Arroz e feijão - 3%

Peixes de cativeiro - 5º produtor do País

O Estado também guarda os maiores investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, com recursos destinados à geração de empregos e destaque para a construção de duas hidrelétricas (Santo Antônio e Jirau) sobre o Rio Madeira.

Fonte: Barcelona Soluções Corporativas - (11) 3034-3639

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025