Cultivar participa da Expoarroz 2013
A rodada de negócios foi uma das atrações do segundo dia da Expoarroz que ocorre até sexta-feira (19), no Centro de Eventos de Pelotas. Grande sucesso nas edições de 2009, 2010 e 2011, novamente teve um papel estratégico. Compradores de diversos países, bolsas de mercadorias, trading companies, fornecedores de arroz e seus derivados se encontraram para a realização de grandes negócios sob a coordenação da Agência Brasileira de Promoção do Investimento (Apex).
De acordo com o presidente do Irga, Claudio Pereira, é estratégico aproveitar um evento do porte da Expoarroz para divulgar o arroz produzido no Estado no mercado internacional. "O Brasil sempre foi um pais importador e estamos revertendo este quadro e isto demonstra que estamos no caminho certo. Atividades como esta ajudam a impulsionar a comercialização, criar oportunidades e apresentar novos mercados para a indústria".
O desenvolvimento de imagem setorial e empresarial faz parte do Projeto de Internacionalização do Arroz Brasileiro. Além das ações de inteligência e promoção comercial que também foram debatidas durante o encontro. A rodada desta edição foi a primeira ação do projeto de exportação de arroz que foi aprovado em parceria com a Abiarroz e Apex. África do Sul, Angola, Arábia Saudita, Chile, Cuba, Espanha, Jordânia, Peru e Nigéria são alguns dos países importadores que participaram, afirmou o coordenador do projeto, André Anele.
“As exportações de arroz são importantes, pois ampliam o mercado consumidor, contribuem na sustentação de preços do mercado doméstico, na redução da volatidade nos preços internos do arroz em casca e na dinamização da cadeia orizícola”, conclui Anele.
O evento simultâneo a Expoarroz é um projeto da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e da Agência brasileira de promoção de exportações e investimentos (ApexBrasil) com apoio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Governo do Estado, Centro Internacional de Negócios do Rio Grande do Sul (CIN), Sistema Fiergs, Sebrae e Bolsa Continental de Mercadorias.
Em 2012 foi assinado um convênio que prevê um investimento de R$ 2,6 milhões nas ações do Projeto (que contempla as parcerias Apex-Brasil/Abiarroz e Abiarroz/Irga) com o objetivo de promover comercialmente o arroz e seus derivados no mercado internacional e de desenvolver a indústria do arroz.
A parceria específica entre a Abiarroz e o Irga terá recursos da ordem de R$ 1,3 milhão para promover o desenvolvimento da indústria do arroz. Os recursos serão aplicados em ações de capacitação empresarial e de certificações internacionais, beneficiando o parque tecnológico de produção de arroz, que se concentram principalmente nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
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