Grupo Cultivar disponibiliza papel de parede de abril para download
Iniciou nesta terça-feira (5) o 9° Encontro Regional de Fiscalização e Seminário Nacional de Agrotóxicos, em Porto Alegre. O evento, que nesta edição é promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) e pelo Mapa, é uma preparação para o Encontro Nacional que ocorre em maio no Mato Grosso do Sul.
Na manhã desta quarta-feira (6), um dos destaques da programação foi a discussão sobre trâmites processuais na esfera administrativa, tema da palestra ministrada pelo técnico da Seapa, Fernando Turna. O engenheiro agrônomo apresentou dados referentes à situação atual das legislações que regem a fiscalização e os encaminhamentos de processos administrativos. “Os atos administrativos diferem entre os estados. Mas isto não significa que algum esteja errado, são apenas diferentes interpretações das leis federais que regem os atos e os agrotóxicos (Lei n° 9.784/1999 e Lei 7.802/89, respectivamente)”, comenta Fernando.
Sobre a destinação de embalagens vazias de agrotóxicos, o coordenador regional de operações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InPev), Marcelo Lerina, ressalta que o Brasil possui posição de destaque, sendo o país que mais destina embalagens para reciclagem ou incineração. “Do total recolhido no País (94% do total comercializado), 92% são reciclados e 8% são encaminhados para o processo de incineração”, explica ele. Implantado em 2002, o recolhimento e destinação adequada de embalagens de agrotóxicos vem crescendo no Brasil, atingindo no ano passado, mais de 30 mil toneladas. “Em 2010, o Rio Grande do Sul foi o estado que mais cresceu nesse índice, atingindo 13%, contra os 8,75% da média nacional. O relevante nisso tudo são a responsabilidade e a participação do produtor, ao fazer a lavagem tríplice e encaminhar para os postos de recolhimento de embalagens”, enfatiza o coordenador.
A programação do encontro contempla temas como controle e fiscalização de agrotóxicos e os procedimentos realizados, assim como as leis e normatizações de cada unidade federativa sobre agrotóxicos. De acordo com a técnica da Seapa, Rita de Cássia Grasselli, o objetivo é “promover uma harmonização dos procedimentos realizados em cada estado, respeitando as particularidades de cada um, para fiscalizar e encaminhar os processos relativos ao comércio ilegal, uso e destinação incorreta de embalagens”.
Da conferência de Porto Alegre, que agrega representantes dos três estados da Região Sul e dos três da Região Centro-Oeste, mais o Distrito Federal e os quatro estados da Região Sudeste, sairá a Carta Regional que será levada ao Encontro Nacional de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos (ENFISA). O 9° Encontro Regional se encerra nesta quinta-feira (7).
Clarice Lena Mateuzzi Giorgi
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio - SEAPA
(51) 3288-6211
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura