iLPF: receita de agricultura sustentável, com aumento de produtividade
Nos dois primeiros meses de 2014, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), formado por agricultores, fabricantes - estes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) -, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto 659 toneladas de embalagens vazias de defensivos no Rio Grande do Sul. A quantidade é 11% maior, se comparado ao mesmo período do ano passado.
O estado tem importante representatividade no cenário brasileiro de destinação das embalagens. Para Marcelo Lerina, coordenador regional de Operações do instituto na região, os resultados obtidos no estado são viabilizados pela integração dos envolvidos no Sistema e cumprimento com suas responsabilidades previstas na legislação.
De acordo com o estudo do inpEV, entre janeiro e fevereiro deste ano, foram retiradas do meio ambiente 6,7 mil toneladas do material em todo o país. O resultado ultrapassa o total destinado no ano anterior, 13% a mais. Desde o início de suas atividades, em 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou mais de 280 mil toneladas de embalagens.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura