Rigor na seleção de fêmeas contribui para sucesso do 12º Megaleilão Nelore da Agro-Pecuária CFM

07.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

A escolha rigorosa e detalhada que privilegia somente indivíduos precoces, férteis e rústicos, que possam se adaptar bem ao ambiente de criação das diferentes regiões do país, ao longo de mais de 30 anos de seleção se tornou a principal marca registrada do programa de melhoramento genético da Agro-Pecuária CFM e é considerada o principal atrativo para pecuaristas que participam do Megaleilão Nelore CFM, que comercializará 1000 touros CEIP e 300 fêmeas, entre os dias 11 e 13 de agosto, em São José do Rio Preto (SP), evento que abre as vendas da safra de touros 2010 da CFM.

Esse mesmo rigor por que passam os candidatos a touros serve também a seleção das futuras matrizes do plantel CFM. Segundo Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária de corte da CFM, os benefícios advindos da utilização de fêmeas mais precoces no rebanho são muitos, mas, o principal deles é impacto econômico positivo que pode representar ganhos de mais de 16% na renda da propriedade rural.

Nas fazendas da CFM vaca que não produz pelo menos um bezerro por ano e que desmama seus filhos com peso abaixo do peso ideal não permanece no rebanho. “Isso na prática representa uma forte pressão de seleção direta para uma característica muito importante na pecuária moderna, que é a habilidade maternal”, observa Tamires Netto, veterinário da CFM.

Outro ponto considerado estratégico no manejo de fêmeas da CFM é o desafio de precocidade sexual. O objetivo é identificar as fêmeas com os genes de precocidade sexual mais presentes dentro do rebanho. As novilhas que não emprenham nesse teste feito entre os 14 e 16 meses são mantidas em recria até a estação de 24 meses, quando têm a última oportunidade de emprenharem por meio da técnica de Inseminação Artificial (IA).

Essa pressão na seleção permite que a CFM consiga a cada geração selecionar fêmeas cada vez mais precoces e que irão desmamar bezerros cada vez melhores, de uma forma simples e eficiente, sem alterações no ambiente de seleção. Alguns clientes se valem do Núcleo de Touros Super Precoces da CFM como estratégia para melhorar as taxas de fertilidade e precocidade sexual do rebanho de fêmeas, isso mesmo no caso da estação de novilhas iniciarem aos 24 meses de idade e não aos 14 meses, fato que ajuda na melhora da eficiência e do retorno esperado na criação.

Ao adquirir o touro CFM o pecuarista leva para casa um pacote tecnológico completo que visa sobre tudo a eficiência dentro da produção animal, resultado de mais de 30 anos de seleção direta, para sua fazenda. Não perca tempo e saia na frente, diretamente para a pecuária profissional e de resultado.

Mais Informações pelo telefone 0800 127 111, e-mail

ou no site

.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações: tel. (11) 2198-1888

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025