Técnica deve aumentar produção cafeeira em 20%
Cerca de 300 pessoas estiveram presentes na manhã dessa terça-feira (6/7) no Salão Dona Gercina no Palácio das Esmeraldas para a solenidade de lançamento da 3ª Festa da Uva do Estado de Goiás, que esse ano será realizada entre os dias 29 a 1º de agosto na cidade de Itaberaí, distante 90 quilômetros de Goiânia.
Representantes das cidades de Goiânia, Hidrolândia, Itaberaí, Santa Helena, Paraúna, Rio Verde e cidades vizinhas estiveram presentes à ocasião A vitivinicultura no Estado tem passado por um momento de ascensão e os números de produção só tem aumentado. Até o ano de 2009 a área plantada de uva representava 500 hectares, no ano de 2010 esse número chegou a 600 hectares. Na região de Itaberaí são plantados 104 hectares e em Santa Helena esse número chega a 55 hectares. Essas cidades são os maiores produtores do Estado seguidos por Paraúna e Hidrolândia.
No total, 250 produtores rurais em Goiás destinam suas atividades à plantação de uva. As regiões de Aragoiânia, Abadia de Goiás, Bela Vista, Brazabrantes, Bonfinópolis, Caturaí, Ceres, Cidade de Goiás, Cristalina, Goianésia, Goiânia , Formosa, Itapuranga, Jaraguá, Morrinhos, Nova Veneza,Rio Verde e Trindade também tem suas produções reconhecidas.
Durante a abertura do evento também foram apresentado vídeos e slides sobre as edições passadas da festa reproduzidos nos meios de comunicação do Estado. Danilo Razia, presidente Associação dos Produtores de Uva e Derivados da Região Noroeste do Estado de Goiás (Apuderneg) é um dos produtores pioneiros no Estado e manifestou durante o evento sua satisfação pela realização da 3ª Festa da Uva. Razia também foi o responsável, juntamente com a prefeitura de Itaberaí, pela escolha da rainha e princesas da festa. Esse ano os postos foram ocupados respectivamente por Ana Carolina Nicolle, Aline Cristina e Zatiamari Alves.
Segundo expectativas do prefeito de Itaberaí, Benedito Caetano de Araújo, a festa deve atrair durante os três dias 50 mil pessoas, na edição passada em Santa Helena cerca de 35 mil pessoas passaram pela festa. Por entender a importância econômica e agropecuária da festa, diversas cidades já pleitearam a sede para as futuras edições, uma delas foi a cidade de Paraúna. Produtor de vinho de mesa e suco de uva e ex-prefeito de Paraúna, Sebastião Ferro, encaminhou ao governador, Alcides Rodrigues, representando os produtores da região o pleito para a realização da 4ª Festa da Uva. O pedido foi atendido e informado em primeira mão pelo Governador durante a solenidade de abertura na manhã dessa terça-feira.
O governador do Estado também aproveitou à ocasião para ressaltar a importância do evento. “ A terceira edição da festa realmente consolida a nova cultura e já faz parte do calendário de eventos do agronegócio do Estado”. O governador ressaltou a importância da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seagro), responsável pela realização da festa, e dos parceiros governamentais e da iniciativa privada que colaboraram com o desenvolvimento do evento.
O secretário de Estado de Agricultura e presidente da Empresa de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária do Estado de Goiás (Emater–Go), Leonardo Veloso, também esteve presente na solenidade. Veloso ressaltou à ocasião a importância da parceira entre Seagro, Emater e Embrapa que deve garantir mais assistência técnica aos atuais e novos produtores. “Goiás oferece um clima adequado para a produção da cultura, que vem aumentando cada vez mais. Hoje, são produzidas 18 mil toneladas por ano. A maior produção é consumida pelo próprio Estado, mas Goiás já é exportador de suco de uva para os Estados do Sul. E as perspectivas assinalam para um quadro ainda melhor no que tange a vitivinicultura”, explicou o secretário.
Festa da Uva começa dia 29
O governador Alcides Rodrigues, a primeira-dama Raquel Rodrigues e o prefeito de Itaberaí, Benedito Caetano de Araújo, lançaram hoje, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, a terceira edição da Festa da Uva de Goiás. O evento começa no próximo dia 29 e vai até dia 1º de Agosto em Itaberaí, cidade que sediou a primeira edição da festa. No ano passado foi a vez de Santa Helena de Goiás hospedar a festa.
Atualmente, Goiás tem mais de 600 hectares plantados, reúne 250 produtores em 30 municípios do Estado e Goiás. A média de produção é de 30 toneladas por hectare em Goiás e no Brasil é de 23 toneladas. “Até bem pouco tempo ninguém fazia ideia do que era a vitivinicultura em Goiás”, disse o governador Alcides Rodrigues. “Agora estamos caminhando para a consolidação da cultura e o aumento do cultivo”, completou. Para o governador, a produção de uvas em Goiás resulta em geração de empregos. Ele afirma que o Estado tem feito investimento na cultura e parcerias com os produtores por meio das Secretarias da Agricultura, da Ciência e Tecnologia e Emater.
O Secretário da Agricultura, Leonardo Veloso, diz que a expectativa em relação à festa é positiva e afirma que a cultura da uva em Goiás está se consolidando, assim como aconteceu com a produção de café. “O café, tradicionalmente cultivado em São Paulo e em Minas, tem grande valorização no Cerrado e assim é com a uva, que não tem tradição no Estado mas tem superado a cultura do Sul em teor de açúcar” .
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura