Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas é realizada em Pelotas/RS

13.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Marco Medronha

A Emater/RS-Ascar e a Embrapa Clima Temperado realizam nesta terça e quarta-feira (13 e 14), no Km 78, da Br 392, em Pelotas, a 7ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas. O evento, que tem o apoio da Universidade Federal de Pelotas, Fundação Zoobotânica/RS, Instituto Federal Sul-Rio Grandense, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Mapa, contou com a participação de entidades parceiras, extensionistas rurais, pesquisadores, profissionais da saúde, das ciências agrárias, ciências biológicas, estudantes e agricultores familiares.

O diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Gervásio Paulus, durante a abertura da reunião destacou a relevância do tema como uma ideia forte e duradoura. A Instituição esteve representada por extensionistas rurais de várias regiões do Estado, nas quais as plantas bioativas estão inseridas nas ações de assistência técnica e extensão rural. O chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pilon, salientou a pluralidade de profissionais presentes na reunião e falou da importância das Políticas Públicas específicas para o setor, tanto na esfera Federal, quanto na Estadual.

No painel de abertura foram abordados o cenário atual das plantas bioativas no Rio Grande do Sul, com a participação do diretor do Laboratório Farmacêutico do Estado do Rio Grande do Sul (Lafergs) e representante da Comissão Intersecretarial para a Implantação da Política Estadual de Plantas Medicinais e Fitoterápicas, Paulo Mayorga; e Medicina Popular no Nordeste do Brasil, com o assessor da Secretaria de Vigilância Sanitária de Pernambuco, médico Celerino Carriconde.

A 7ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas foi coordenada pelo pesquisador da Embrapa, Gustavo Schiedeck, e contou ainda com palestra sobre Política Institucional da SDR e Emater/RS-Ascar, ministrada pelo coordenador do Núcleo de Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Rodrigo Sasso Rodrigues. Durante o primeiro dia, também houve mostra de trabalhos, debates, troca de experiências, mostra cultural e exposição de produtos agroecológicos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025