Pronatec Campo define pedagogia dos cursos voltados para agriculturores familiares
Será realizada entre os dias 17 e 19 de setembro, em Bagé/RS, uma reunião técnica para iniciar o planejamento de ações do Projeto Biomas no Pampa. O Projeto Biomas é fruto de uma parceria entre a Embrapa e a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) com o objetivo de viabilizar soluções técnico-científicas para a proteção das paisagens rurais nos diferentes biomas do país. No caso do bioma Pampa, o trabalho está sendo coordenado pela Embrapa Pecuária Sul e as ações que serão desenvolvidas vão abranger pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa localizadas na região Sul.
Um dos objetivos da reunião técnica é identificar os parceiros e construir estratégias para desenvolver atividades de pesquisa, capacitação e transferência de tecnologias. Participam das atividades pesquisadores, professores e técnicos de instituições da região, além de representantes da Embrapa Florestas, da Embrapa Cerrados, da CNA e da Farsul. A abertura está prevista para as 8 horas no hotel Obino, com presença do Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella e do presidente da Farsul, Carlos Rivaci Sperotto, é são esperados em torno de 60 pesquisadores e professores no evento.
Um dos objetivos do Projeto Biomas é avaliar as possibilidades e alternativas de uso do componente arbóreo nos seis biomas brasileiros e em três condições: na área de Reserva Legal, na área de Preservação Permanente e na área de Sistemas de Produção. No bioma Pampa, este objetivo também permanece, mas com o diferencial de que o componente arbóreo apresenta papel ou função diferente quando comparado aos biomas Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Caatinga. “Também entendemos que a árvore não ocorre no nosso bioma na mesma intensidade com que ocorre nos demais. O que caracteriza o nosso bioma é a vegetação campestre - o campo nativo -, e não a floresta. Assim, o projeto trará alternativas técnicas e viáveis para o correto uso e exploração sustentável das três condições em nosso bioma, em consonância com o novo Código Florestal Brasileiro”, ressaltou o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Leandro Volk, coordenador do Projeto Biomas no Pampa.
No bioma Pampa, as pesquisas serão desenvolvidas na Fazenda Guatambú, em Dom Pedrito. Para a escolha do local foram levadas em considerações algumas características técnicas, como tipo de relevo, solo, localização, paisagem e disponibilidade do proprietário que permitiram o levantamento prévio de propriedades rurais da região que teriam potencial de participar do projeto. De posse desse levantamento, seis propriedades foram até a escolha do local para o desenvolvimento das ações do projeto. Na fazenda serão realizadas, num período de sete anos, pelo menos 25 pesquisas diferentes. “Esta reunião é justamente para definir quais pesquisas serão realizadas, sempre seguindo as diretrizes nacionais do programa, e quais serão os pesquisadores parceiros que irão desenvolver os trabalhos”, finalizou Lenadro Volk.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura