Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia começa nesta terça-feira

26.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

A partir desta terça-feira (27/7) e até sexta-feira, Salvador sediará o maior encontro técnico de Zootecnia do país, a Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), que está em sua 47ª edição. Esta é a terceira vez que a capital baiana abriga o evento.

A primeira foi em outubro de 1953, e a segunda em julho de 1976. As reuniões da SBZ acontecem desde 1951, e mobilizam profissionais e estudantes de todo o país, e tem participação de conferencistas das principais entidades de pesquisa do Brasil e do mundo.

Para esta edição, o número atualizado hoje de inscritos é de 3 mil pessoas. Além das conferências, haverá apresentação de 2,5 mil trabalhos científicos, o 1º Fórum de Coordenadores de Pós Graduação, que ocorre simultaneamente ao evento nos dias 27 e 28, e uma ampla programação social. A 47ª Reunião da SBZ será realizada no hotel Bahia Othon Palace, em Ondina.

A ciência e a tecnologia voltadas para o agronegócio em produção animal serão o pano de fundo do encontro, assinado pela Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo como tema principal “Empreendedorismo e Progresso Científico na Zootecnia Brasileira de Vanguarda”. Com extensa programação, o encontro consta de dez simpósios ligados à reprodução, desenvolvimento genético e nutrição dos animais, premiações, exposição e venda de produtos agropecuários.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia e coordenador do curso de Zootecnia da UFBA, Ronaldo Lopes Oliveira, a realização deste evento em Salvador reflete o bom momento tanto na produção, quanto na produtividade animal no estado. “A Bahia tem demonstrado um crescimento vertiginoso também no campo do conhecimento, recursos humanos e geração de pesquisa em Zootecnia, com novos cursos de graduação e pós - graduação em todo o estado”, explica Oliveira.

Dentre os assuntos da programação, serão tratados na 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia temas de grande repercussão, ligados à tecnologia e ao empreendedorismo, Tecnologia de Rações, Gestão em Produção Animal e Agronegócio, Reprodução Animal, Animais de Companhia, dentre outros. Os assuntos que já fazem parte do contexto tradicional da Zootecnia como Pastagens, Melhoramento Animal, Ruminantes, Monogástricos também serão abordados nos simpósios.

“A iminência da realização deste evento já está movimentando o setor. A escolha de Salvador como sua sede muito nos honra, e se torna uma excelente vitrine do trabalho que Governo e iniciativa privada vêm desenvolvendo para fortalecer as cadeias da produção animal em toda a Bahia”, afirmou o secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Salles, enfatizando o fato de o evento ser o único na Bahia a integrar a grade de programação de celebração pelos 150 anos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Para conhecer a programação, acesse:

Agripress

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025