Embrapa marca presença em megaevento internacional de genética animal

23.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

A experiência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa na conservação de raças de animais domésticos ameaçadas de extinção será um dos temas apresentados em uma das sessões técnicas do “9º Congresso Mundial em Genética Aplicada à Produção Animal” (WCGALP, sigla em inglês), que acontece no período de 1 a 6 de agosto, em Leipzig, Alemanha. O evento, realizado a cada quatro anos, é considerado o mais importante do mundo na área de genética aplicada à produção animal. Quatro pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Embrapa localizada em Brasília, DF, vão participar do evento: Arthur Mariante, Maria do Socorro Maués Albuquerque, Alexandre Caetano e Samuel Rezende Paiva.

A última edição do evento, em 2006, foi realizada no Brasil, na cidade de Belo Horizonte. Em 2010, o Congresso vai discutir o estado da arte em genética molecular e permitir a troca de conhecimento sobre estratégias para melhoramento genético com diferentes espécies animais. O objetivo é chegar a futuras propostas para o melhoramento animal, envolvendo: métodos e ferramentas para caracterização genética e programas de melhoramento genético, entre outros tópicos.

O pesquisador Arthur Mariante será o coordenador de uma das sessões técnicas do Congresso intitulada: “Programas de melhoramento genético: manejo de recursos genéticos animais”, na qual serão discutidas as experiências de vários países em caracterização genética, monitoramento da diversidade genética animal e análises de dados microssatélites com ovinos, entre outros temas. Dessa sessão, que será realizada na tarde do dia 5 e durante todo o dia 6 de agosto, participarão também os pesquisadores Maria do Socorro Maués Albuquerque e Samuel Rezende Paiva.

Além de coordenar a sessão técnica, Mariante vai apresentar também a palestra “Utilização de recursos genéticos animais no Brasil: resultados de 28 anos de pesquisa”, na qual vai relatar a experiência da Embrapa na área de conservação de recursos genéticos animais, que hoje é referência internacional, como mostra o próprio Congresso.

Para o pesquisador, que é um dos dois únicos brasileiros a coordenar uma sessão técnica desse evento (o outro é o uruguaio naturalizado brasileiro Fernando Madalena), esse convite é o reconhecimento aos trabalhos em conservação de recursos genéticos animais que a Embrapa vem desenvolvendo há quase três décadas, e que têm servido de exemplo para outros países.

Conservação de animais na Embrapa: referência internacional

A Embrapa investe na conservação de raças de animais domésticos ameaçadas de extinção desde 1983, em parceria com outras instituições de pesquisa, universidades e criadores. Essas raças, que envolvem bovinos, suínos, caprinos, ovinos, asininos, bubalinos e equinos, encontram-se no Brasil desde a época da colonização e, por isso, podem ser consideradas verdadeiros tesouros genéticos para programas de melhoramento, pois possuem características de rusticidade, adaptabilidade e resistência a doenças e parasitas adquiridas ao longo dos séculos. Muitas delas encontram-se em risco de extinção, pois foram sendo gradualmente substituídas por raças consideradas mais produtivas, ainda que menos adaptadas.

Os animais são conservados em Núcleos de Conservação distribuídos por todo o país e também sob a forma de sêmen e embriões congelados, mantidos em um banco genético, que conta hoje com mais de 50 mil doses de sêmen de diversas espécies, especialmente bovinos, e aproximadamente 500 embriões. Esse material fica conservado em botijões de nitrogênio líquido a uma temperatura de 196°C abaixo de zero.

Mais recentemente, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia passou a investir também em um Banco de DNA, cujas amostras vem sendo utilizadas na caracterização genética dos animais mantidos nos núcleos de conservação.

Mais informações sobre o Congresso podem ser obtidas no site:

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro