Resultados de pesquisa em agricultura de precisão estão em novo livro

13.11.2014 | 21:59 (UTC -3)

Os resultados alcançados pela Rede de Agricultura de Precisão da Embrapa e parceiros, em diferentes biomas brasileiros, depois de quatro anos de ações, foram reunidos no livro "Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar", que será lançado dia 19 de novembro, durante o Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária (SIAGRO), em São Carlos (SP).

A obra reúne mais de 60 artigos, de 162 autores, em quase 600 páginas e aborda desde o histórico da técnica, conceito, ferramentas, análise e possibilidades do uso da tecnologia da informação, orientações para uso da técnica até à aplicação em sistemas de produção de culturas perenes e anuais.

Editado pela Embrapa, dedica mais 50 páginas ao tema inovação em agricultura de precisão, levantando as aplicações de ferramentas de avaliação de impacto socioeconômica e ambiental; o processo de transferência de tecnologia, as ações da Comissão Brasileira para o fomento e a difusão da técnica; avaliação do padrão tecnológico e tendências, além de estratégias de comunicação em agricultura de precisão.

Os editores são os pesquisadores Alberto Carlos de Campos Bernardi (Embrapa Pecuária Sudeste), Álvaro Vilela de Resende (Embrapa Milho e Sorgo), Luis Henrique Bassoi (Embrapa Semiárido), João de Mendonça Naime e Ricardo Yassushi Inamasu (Embrapa Instrumentação). O livro poderá ser acessado gratuitamente, a partir do lançamento, pelo site www.embrapa.br/instrumentacao.

"É gratificante poder reunir, nesse livro, os resultados de uma rede de pesquisa que envolveu 200 pesquisadores, 20 unidades da Embrapa, 30 empresas privadas, nove universidades, três fundações e quatro instituições de pesquisa, com 15 campos experimentais de culturas perenes e anuais, distribuídos em todo o território nacional, desde 2009", avalia o coordenador da Rede de Agricultura de Precisão, Ricardo Inamasu.

Para o pesquisador Alberto Bernardi, "a expectativa é que o novo livro supere os mais de 60 mil dowloads que tivemos nos três anos após o lançamento do livro Agricultura de Precisão, um novo olhar. O interesse que temos observado pelo tema, tanto por parte de produtores rurais interessados em adotar a agricultura de precisão, de técnicos como os do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar -, das empresas, além da própria academia, justifica nosso otimismo de que a publicação será um sucesso, principalmente, com a facilidade de acesso pelos meios digitais".

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro