Reserva forrageira no combate à seca

18.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Sinuelo Agropecuaria

A tecnologia Silo-PACK de silagem em bolsas de 50 a 200 kg, além de armazenar forragem para o período de seca, permite o comércio dos excedentes forrageiros o que é um bom negócio para o produtor rural.

Nesta última estiagem a tonelada de silagem embolsada chegou a ser vendida no Nordeste a R$ 500,00, o que significa um faturamento bruto de até R$ 22.000 por hectare (seis vezes mais do que o faturamento bruto obtido na produção de milho, por exemplo).

A reserva forrageira na forma de silagem embolsada é uma alternativa segura de enfrentar os efeitos da baixa produção de massa verde nos períodos de estiagem e secas, disponibilizando alimento de alta qualidade para suplementar o rebanho além de permitir seu comércio a médias e grandes distâncias. Já que é ensilado em bolsas anaeróbicas, a silagem se mantém conservada por grandes períodos de tempo sem perder a qualidade nutricional.

O sistema Silo-PACK permite ensilar materiais tradicionais como milho, sorgo, girassol etc. assim como materiais alternativos como capim, cana, Tanzânia, mombaça, napie, entre outros.

Também podem ser transformados em silagem resíduos agrícolas como descartes de batata, cebola, raspa de mandioca, etc.

Resíduos agro-industriais como a polpa cítrica (e de outras frutas) glúten de milho (resíduo do refino do milho), borra de malte (cevada) e outros materiais de alto conteúdo de umidade também podem ser ensilados ou misturados a produtos de maior conteúdo de matéria seca, resultando em silagens de alto conteúdo protéico e energético.

A Sinuelo Genética e Tecnologia Agropecuária (Curitiba-PR) fabricante da tecnologia Silo-PACK, fabrica outros equipamentos para armazenagem de silagem, com uma linha de embolsadoras para tubos de 6 e 9 pés (120 a 250 toneladas por tubo).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025