Campos da Embrapa em Sergipe se preparam para combater incêndios

17.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Saulo Coelho

Colaboradores da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) que atuam no campo experimental da Unidade da Embrapa em Itaporanga D’Ajuda, Litaoral Sul Sergipano, participaram, nos dias 11 e 12 de dezembro, de um treinamento de primeiros socorros e prevenção e combate a incêndio florestal. Houve, ainda, a participação de trabalhadores do campo experimental de Umbaúba, no Sul Sergipano.

O campo de Itaporanga engloba a Reserva do Caju, a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Embrapa no âmbito federal. O treinamento foi ministrado pelo tenente-coronel Everaldo Ferreira de Souza, do Corpo de Bombeiros de Sergipe.

O evento foi promovido pelo Setor de Gestão de Pessoas da unidade em conjunto com a Supervisão de campo. Ao todo, 20 colaboradores participaram do treinamento, que contou, também, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), fornecendo material de combate a fogo florestal, como abafadores e pinga-fogos.

De acordo com o técnico de segurança do trabalho da Embrapa Tabuleiros Costeiros, José Carlos Ferreira, o treinamento foi um sucesso, tendo um aproveitamento satisfatório e aprovação de 100% dos participantes.

“Neste primeiro momento, estão sendo treinados os colaboradores dos campos experimentais de Itaporanga d´Ajuda e Umbaúba, e no próximo ano os demais campos serão contemplados”, completou, referindo-se aos campos de Frei Paulo, no Agreste Central, e Nossa Senhora das Dores, no Médio Sertão Sergipano.

Apoiaram o treinamento, pelo Corpo de Bombeiros de Sergipe, o primeiro tenente Marcos Rocha, os sargentos Alves e Marinho e o cabo Costa. Pelo ICMBio, o apoio foi do analista ambiental Marleno Costa.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024